Conferência sobre educação na FMUL

Dia internacional da Educação_geral

Decorreu hoje na sala da Aula Magna da Faculdade de Medicina a conferência “Pilares e Limites para a Comunicação no séc. XXI”, que contou com a presença do Pediatra Gomes Pedro, uma referência na sua área da Medicina Pediátrica. Esta iniciativa foi organizada pelo Departamento de Pediatria do CHULN e contou com temas pertinentes, antecipando “O Dia Internacional da Educação” que se comemora amanhã.

Dia Internacional da Educação_Gomes Pedro

A sessão começou pelas 9h30 com o tema “Exigências para a educação do cidadão do Sec. XXI” apresentado pela Professora Manuela Magno e contou com a moderação de António Levy Gomes. “Mais ou menos exames, algumas evidências” foi o tema escolhido por João Marôco a que se seguiu um breve intervalo.

Dia internacional da educação

João Eurico da Fonseca, falou sobre “Pilares Educacionais Universitários”, onde fez uma viagem sobre o que é preciso ter para garantir, quer da parte de quem ensina, quer da parte de quem aprende, uma boa educação. Nessa exposição destacou 4 pilares fundamentais: “Learn to live together” que fala do papel fundamental da capacidade de comunicar, de resolver conflitos e a sensibilidade para as questões cultura. “Learn to be” onde está inserida autoestima, inteligência emocional e pensamento critico. “Learn to do” onde importa destacar a capacidade para agir, bem como a busca por mais conhecimento. É também promovida a necessidade de uma sólida base de conhecimento académico, compreensão e  capacidade para pesquisar e analisar naquilo a que se convencionou chamar “Learn to learn”.

Dia Internacional da Educação

Num conceito mais atual, os 4 pilares da educação podem passar a 5, com a inclusão do “Learning to transform” numa vertente onde se inclui a importância do ambiente.

Foram ainda destacados aquilo que considerou serem “Valores universitários” como a excelência, a honestidade, empatia, altruísmo ou ainda o respeito por todos os intervenientes no processo da educação.  Seguiu-se uma discussão com a plateia a intervir com algumas questões e considerações.

A conferência terminou ao final da manhã.