Comunicado do Conselho de Gestão da FMUL para toda a Comunidade Académica

Aos Membros da Comunidade FMUL (docentes, discentes, funcionários) e ao público em geral,

O Conselho de Gestão da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa reunido hoje, sexta-feira, treze de março de 2020, em aditamento às medidas já anteriormente tomadas a 9 deste mês, e no contexto da necessidade de incrementar medidas de prevenção face à evolução da pandemia do vírus Covid-19 decidiu:

 

Em relação às instalações

Encerrar as instalações da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa a partir das 24h de hoje, incluindo Edifício Egas Moniz e Edifício Reynaldo dos Santos.

Manter-se-ão os serviços mínimos de segurança e de limpeza.

 

Calendário escolar

O calendário escolar será articulado com a Universidade de Lisboa, mantendo-se, em princípio, o período de férias da Páscoa.

 

Em relação à área de pós-graduação

É suspenso o encontro anual dos estudantes de Doutoramento do Programa Doutoral do CAML e NeuroLisboa.

São suspensas as Monday Lectures, bem como todas as outras reuniões e eventos.

 

Em relação aos processos de ensino à distância

Manter o ensino à distância que tem vindo a ser assegurado para o Mestrado Integrado em Medicina, Licenciatura em Ciências da Nutrição, Engenharia Biomédica, Licenciatura em Ciências da Saúde e Formação Pós-Graduada.

 

Em relação às provas Académicas e Concursos

Suspender as Provas Académicas já agendadas e os Concursos a decorrer.

 

Em relação ao Concurso para Licenciados

O calendário do Concurso Especial para Acesso ao Curso de Medicina por Titulares do Grau de Licenciado encontra-se suspenso. Oportunamente será divulgado o novo calendário de concurso através do portal da Faculdade. 

 

Reconhecimento Específico

O calendário de Exames encontra-se suspenso. Oportunamente será divulgada informação adicional. 

 

Concurso Estudante Internacional

O calendário do Concurso Especial de Acesso e Ingresso para Estudantes Internacionais - Licenciatura em Ciências da Nutrição, encontra-se suspenso. Oportunamente será divulgada informação adicional.

 

Trabalho Final do MIM

Novos procedimentos a seguir pelos estudantes, i) com o trabalho terminado e data da prova agendada para o mês de março, abril e maio (com o Impresso II e III entregue nos serviços académicos da faculdade) e ii) com o trabalho terminado ou quase terminado e que pretendam realizar a prova durante o mês de março e abril (mas sem o Impresso II e III entregue nos serviços académicos da faculdade):

a) De acordo com a deliberação do Presidente do Cientifico os estudantes poderão apresentar e discutir o seu trabalho à distância, num formato webinar, e entregar mais tarde o Impresso IV e restante documentação;

b) Os estudantes com o trabalho terminado ou quase terminado, poderão apresentar e discutir o seu trabalho à distância, num formato webinar, desde que a Unidade Estrutural ou o Presidente do Júri faça chegar uma mensagem eletrónica, através do correio eletrónico institucional, para ggc@medicina.ulisboa.pt, com todos os elementos que constam no Impresso II e com a indicação de que o trabalho do estudantes se encontra suficientemente organizado e estruturado, demonstrando que foram alcançados os objetivos e declarando que o referido Trabalho Final se encontra em condições de ser defendido. A seguir esta mensagem será encaminhada, por correio eletrónico, para o Presidente do Conselho Científico e, após aprovação do mesmo, a prova poderá ser realizada à distância, num formato webinar, e o Impresso IV e restante documentação entregue mais tarde.

 

Em relação aos serviços

Manter os serviços da Faculdade a funcionar e disponíveis à comunidade FMUL e ao público em geral apenas através dos endereços eletrónicos disponíveis no portal da Faculdade. O atendimento presencial é suspenso.

 

Conto com TODOS para ultrapassarmos este período difícil. Sei que o conseguiremos.

Até já!

Prof. Doutor Fausto J. Pinto

Diretor da FMUL