Clinical Research: What's it all about? - a focused training for busy investigators and study teams

A 8ª edição do short course “CLINICAL RESEARCH: WHAT'S IT ALL ABOUT? – a focused training for busy investigators and study teams” vai ocorrer no próximo mês de Outubro, nos dias 15 e 16 de outubro de 2020.

A formação conta com o Patrocínio Científico da FMUL.

DESCRIÇÃO DO CURSO

A implementação e condução de ensaios/estudos clínicos é uma tarefa complexa que abrange várias áreas, incluindo conhecimentos de Boas Práticas Clínica, assuntos regulamentares e aspetos operacionais de coordenação e gestão dos estudos. Para alcançar com sucesso os objetivos de recrutamento e os elevados padrões de qualidade é crucial ter uma equipa altamente treinada e especializada. Este curso, com uma forte compomente prática, conta com um painel de formadores com vários anos de experiência em Investigação Clínica.

OBJETIVOS PRINCIPAIS

• Fornecer informações sobre os aspetos práticos da investigação clínica, essenciais para a garantia de qualidade e performance nos centros de investigação.
  • Identificar os principais intervenientes e as principais responsabilidades associadas (Investigador Principal, equipa de investigação, coordenador e monitor promotor/CRO).
  • Compreender e identificar na prática, os fundamentos das Boas Práticas Clínicas aplicados durante a condução de um estudo clínico.
  • Conhecer a legislação vigente, nacional e europeia, e outras normas de referência aplicáveis à investigação clínica.
  • Identificar as autoridades responsáveis pela aprovação de um ensaio/estudo clínico, os respetivos prazos e processo de submissão.

A QUEM SE DESTINA

O curso destina-se a profissionais com interesse em investigação (investigadores, médicos,  farmacêuticos, coordenadores de estudo, outros profissionais de saúde). O curso será lecionado em Português (material disponibilizado online em inglês).

ORGANIZAÇÃO

Associação para Desenvolvimento e Investigação da Faculdade de Medicina (AIDFM) – Departamento CETERA

ACREDITAÇÃO

Ordem dos Farmacêuticos – 1,95 CDP