Clínica Universitária de Neurocirurgia
Direção


Objectivos

  • Ensinar a Neurocirurgia aos alunos do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da FMUL (ensino pré-graduado em parceria com o Serviço de Neurocirurgia do HSM (CHLN)
  • Proporcionar contacto e aprendizagem de Neurocirurgia a alunos de outras instituições, nacionais ou estrangeiras que efectuem estágios na FMUL (alunos do Programa Erasmus, etc)
  • Promover e apoiar o ensino pós-graduado de Neurocirurgia
  • Promover a investigação científica e técnica em Neurocirurgia, seja investigação clínica seja investigação básica relativa a questões de patologia neurocirúrgica
  • Colaborar com outras instituições na prossecução de objectivos pedagógicos, técnicos e científicos, incluindo em primeiro lugar no âmbito do Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML), o serviço de Neurocirurgia do HSM (CHLN), o Instituto de Medicina Molecular (IMM), e outros departamentos do CAML tais como o Instituto de Anatomia da FMUl.


Princípios fundamentais da Clínica Universitária de Neurocirurgia:

  • A actividade lectiva de neurocirurgia, no actual curriculum formativo da FMUL tem carácter optativo, portanto voluntário, e compreende a Disciplina de Neurocirurgia do 5.º ano do MIM e as Práticas Clínica Tutoriais de Neurocirurgia do mesmo 5.º ano do MIM.
  • O ensino pré-graduado de Neurocirurgia, principal actividade base da Clinica Universitária de Neurocirurgia centra-se em dois períodos de uma semana por ano (uma semana por semestre) em que os alunos acompanham a actividade dos múltiplos sectores do Serviço de Neurocirurgia do HSM – consulta, enfermaria, bloco operatório, reuniões clínicas - sob a orientação de assistentes e internos. Aos alunos são-lhes ministradas aulas que lhes proporcionam os conhecimentos clínicos essenciais acerca das principais patologias desta especialidade médica.

 
Principais áreas de atuação/Linhas temáticas de investigação:

  • Investigação conduzida pela Prof.ª Cláudia Faria no Instituto de Medicina Molecular sobre o estudo genético dos tumores cerebrais pediátricos.
  • Projectos conduzidos pelo Prof. Gonçalves Ferreira e os Drs. Alexandre Campos e Edson Oliveira no Instituto de Anatomia relativos à base anatómica de procedimentos de cirurgia das doenças psiquiátricas (estudos do Nucleus Accumbens) e da cirurgia de epilepsia (estudo de Klinger, Tractotomia cerebral e do Núcleo Anterior do Tálamo).
     

No que respeita a estudos de carácter clínico, há a referir os efectuados no âmbito de Neurocirurgia Funcional e Estereotáxica, de Neurocirurgia Pediátrica, de Neurocirurgia Raquimedular e de Neurocirurgia Vascular.

Share
Contactos

Hospital de Santa Maria - Piso 6

Secretariado: Cristina Afonso
Contacto Interno: 44628
 

Telefone
21 797 28 55