Cientistas juntos na procura de tratamento eficaz contra a Covid-19
Share

Luís Graça, Professor da FMUL, é um dos investigadores que fez parte de uma grande reportagem SIC, onde se procurou conhecer melhor as características do vírus e uma forma de o dominar. Nesta reportagem com testemunhos de vários profissionais, Tiago Marques, infeciologista do Hospital de Santa Maria, também marcou presença.

A pandemia promoveu a cooperação entre especialistas. Os cientistas afirmam que, neste momento, a vacina é a única forma de combater o vírus reduzindo o “número de novos casos e vão, eventualmente, conduzir a uma imunidade de grupo”, afirma o Professor Luís Graça.

O professor garante que, “as vacinas estão autorizadas para serem utilizadas e houve um seguimento de segurança. O risco e benefício destas vacinas apontam tão fortemente a favor do benefício, que foi necessário fazer algo que só é feito em condições muito extraordinárias. As pessoas podem estar descansadas que a vacina é segura”.

Os investigadores procuram perceber as reações da infeção de forma a encontrarem um tratamento eficaz contra a Covid-19. Ainda não há um medicamento específico contra o vírus, aquilo que é usado é a Dexametasona que reduz a inflamação pulmonar, mas dizem os especialistas que não é a solução do problema.