Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças recomenda máscaras na comunidade
Share

casal de orientais a passear com filho

Num relatório emitido recentemente, o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças defende a utilização de máscaras de forma coletiva como reforço das medidas de combate à pandemia. O jornal Expresso detalha as argumentações do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças e recorda que a Ordem dos Médicos e o CEMP (Conselho de Escolas Médicas Portuguesas) manifestaram, também, publicamente o parecer favorável à recomendação.

O uso de máscara na comunidade, mesmo pelas pessoas que não apresentem sintomas de infeção por covid-19, “deve ser considerado como medida complementar, sobretudo em fechados e movimentados, como supermercados, centros comerciais e transportes públicos”, refere o documento, explicando que “pode ser uma forma de controlar a propagação da infeção na comunidade ao minimizar a excreção de gotículas respiratórias vindas das pessoas infetadas assintomáticas ou que ainda não tiveram sintomas”.

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças considera, ainda, que a utilização de máscaras em público pode ser crucial numa fase posterior, a fim de “prevenir futuros surtos”.


Saiba mais informações e leia aqui o artigo na íntegra.