Centro de Tecnologia da FMUL continua a dar cartas

CTMA representado no congresso da SPSim

plasma
(No plasma) Prof. Rui Tato Marinho, Responsável pela coordenação Ensino Virtual
senhor ao lado de plasma
Eng Cristiano Tavares em representação do CTMA

O Centro de Tecnologia Médica Avançada (CTMA) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) esteve representado no Congresso da Sociedade Portuguesa de Simulação de Lisboa (SPSim), que decorreu nos dias 13 e 15 de maio na Reitoria da Universidade Nova, campus de Campolide.

O objetivo desta participação foi o de divulgar as valências e equipamentos deste centro e de apresentar os serviços à comunidade e aos parceiros.

SPSim: congresso na área das ciências da saúde

O congresso SPSim/RIEM 2022 é dirigido à comunidade nacional e internacional que atue na área das ciências da saúde e tem por objetivo a troca de experiências para potenciar o recurso à simulação na área da formação e da investigação.

Este ano temas como ‘Oportunidades e desafios da simulação na Europa’ ou ‘Simulação no ensino de competências de comunicação clínica, foram abordados, durante os dois dias que durou o congresso.

O evento contou com a presença de oradores nacionais e internacionais; Charles Docherty da Universidade de Aga Kghan, foi um deles e partilhou algumas experiências daquela instituição de ensino no Paquistão. O tema Covid 19, que tem condicionado a vida de todos, não ficou de fora e foi abordado pela oradora Madalena Patrício da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Também da Faculdade António Vaz Carneiro deu uma palestra subordinada ao tema, ‘Literacia em saúde: como compreender o que lemos?’.

exposição com pessoas

auditório

Os dias contaram ainda com ‘mesas redondas’ que reuniram investigadores nacionais e internacionais, um instrutor de aviação e membros da direção-Geral da Saúde. A troca de experiências em áreas tão diversas vem permitir avanços tecnológicos que vão potenciar o caminho da simulação e oferecer um leque de oferta mais robusto, promovendo a saúde e o bem-estar dos pacientes, refletindo-se no dia a dia dos profissionais de saúde.

O ano de 2022 marcou o regresso deste encontro que contou com a parceria da Rede de Investigação em Educação Médica (RIEM.)

palco com pessoas

CTMA: Uma oferta de futuro

O CTMA está integrado no Centro Tecnológico Reynaldo dos Santos (CTRS) e é dedicado à população de estudantes e profissionais de saúde nacionais e internacionais, e oferece condições de excelência na área da Medicina, recorrendo a simuladores e outros equipamento de treino médico e cirúrgico em ambiente simulado.

Promove ainda programas e projetos de investigação quer nacionais quer internacionais nas áreas do ensino, ciência, saúde e indústria.