Centro de Estudos de Medicina Aeroespacial

CEMA logo

O Centro de Estudos de Medicina Aeroespacial (CEMA) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), integrado no Centro Tecnológico Reynaldo dos Santos (CTRS), tem como objetivo o desenvolvimento de atividades académico-científicas nas áreas da medicina aeroespacial e ambientes extremos, da fisiologia humana e de outras disciplinas relacionadas, através da utilização de simuladores de micro e hipogravidade, assim como outros materiais e equipamentos médicos.

O CEMA desenvolve e promove atividades de ensino, investigação, treino e formação, que se concentram nos desafios médicos encontrados durante estudos sobre a exposição do ser humano ao ambiente extraterrestre e suas simulações em Terra.  Essas atividades são desenhadas para alunos pré e pós-graduados da FMUL, bem como de outras faculdades, universidades, empresas e instituições parceiras nacionais e estrangeiras, como a Portugal Space, a Academia da Força Aérea Portuguesa, a UFCSPA-Brasil e a InnovaSpace-UK.

• Fisiologia humana na microgravidade simulada
  • Fisiologia humana na hipogravidade simulada
  • Medicina e Fisiologia Aeronáutica
  • Inovação e Empreendedorismo Aeroespacial