Carmo Fonseca e Luísa Figueiredo com Luz Verde para iniciar projetos de investigação nas Ciências Biomédicas
Share

 

No âmbito da terceira edição do Concurso de Investigação na Saúde da Fundação “la Caixa”, duas das nossas Professoras vêm os seus projetos, na área das ciências biomédicas distinguidos.

No ramo das doenças cardiovasculares, o projeto coordenado pela Professora Maria do Carmo Fonseca (Presidente e investigadora do iMM), em parceria com a Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação (IST) e Desenvolvimento e a Associação para Investigação e Desenvolvimento da Faculdade de Medicina (AIDFM), tem por objetivo melhorar o diagnóstico genético na cardiomiopatia hipertrófica, uma doença cardiovascular hereditária que consiste na causa mais comum de morte súbita. O valor atribuído, de 987 mil euros, destina-se a desenvolver e a melhorar as terapias já existentes, tendo como principal enfoque a causa genética.

Por sua vez, também a Professora Luísa Figueiredo, e investigadora do iMM na área das doenças infeciosas é premiada com cerca de 500 mil euros, que serão alocados à investigação de um novo mecanismo do parasita da doença do sono, tripanossomíase humana africana – uma infeção tropical causada por parasitas transmitidos através da picada da mosca tsé-tsé.

Muitos parabéns!

Mulher de cabelo curto com as mãos debaixo da testa
Mulher sorridente em ambiente de Laboratório