As capas negras preencheram o vazio da Aula Magna

- Tomada de Posse dos Órgãos Sociais da AEFML 21/22

auditório com pessoas afastadas

Depois de mais um mandato cumprido, a Aula Magna preencheu-se de capas negras para um dos seus momentos mais solenes entre estudantes e Faculdade.

A Cerimónia de Tomada de Posse dos Órgãos Sociais da AEFML para o mandato 2021/2022, assinalava assim a passagem de testemunho do então Presidente António Velha, para o agora em funções João Martins.

rapaz a falar no pulpito
António Velha

rapaz a falar no pulpito
João Martins

Entre cadeiras devidamente assinaladas com a distância de segurança, o traje formal académico ia contrastando pelo meio do verde vivo da grande sala que no passado ano, em outubro, mal ouvira aplausos.

médico em pé a falar
Fausto Pinto

rapariga de cabelo comprido
Catarina Dourado

Pandemia que afastou as pessoas, mas não desfez as ocasiões, sinais de bravura e de tempos difíceis que pertencem a uma casa cuja herança permite a resistência aos piores momentos, foi esta a ideia deixada pelo Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa que assiste pela 6ª vez a mudanças de mandato entre estudantes. ”Que continuem a fazer o melhor possível, porque isso nesta casa já é feito há muito”, reforçou Fausto Pinto.

Numa cerimónia presidida por José Rodrigues, atualmente no 6º ano do MIM e assumindo o papel de Presidente da Mesa da Reunião Geral de Alunos, várias foram as personalidades que viriam a ser enunciadas enquanto representantes das suas áreas institucionais e tão diretamente ligadas a estes momentos emblemáticos.

Com 33 elementos da AEFML prontos a tomar posse e apenas muito poucos do grupo anterior, era ainda reduzido o número de convidados que assistiam a mais uma mudança solene da direção estudantil.

Diretor Clínico do CHULN e antigo aluno da FMUL, Luís Pinheiro não quis separar as águas entre aqueles que já exercem, com os que em breve o serão, os médicos, aqueles que “são sempre aprendizes e parceiros de terreno”.

medico a falar em pé
Luís Pinheiro

senhor de fato a falar
Alexandre Lourenço

Assídua presença nos encontros e parcerias entre a Ordem dos Médicos e a FMUL, Alexandre Valentim Lourenço, Presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos, reforçou a importância dos protocolos com os estudantes de Medicina, para que passem a integrar-se amplamente na sua própria área de ação. “Temos de continuar a assegurar a liderança na saúde, por sermos os que mais temos legitimidade técnica”, afirmava convictamente.

Presidente da Associação Nacional dos Estudantes de Medicina (ANEM), Catarina Dourado agradeceu o papel sempre desafiante da AEFML diante das linhas orientadoras e escolhas da ANEM, passando em revista as interações criadas com António Velha e perspetivando o mesmo perfil de contributo no atual Presidente.

plateia vazia

plateia vista de cima

José Camolas, Professor e Nutricionista em Santa Maria, igualmente Vice-Presidente da Ordem dos Nutricionistas; Jorge Roque da Cunha, Secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos; Francisco Maria Pereira, Presidente da Associação Geral da Federação Académica de Lisboa, seriam os restantes a relatar as suas estimulantes interações com as pessoas da Faculdade. Todos estes foram unânimes nas suas reflexões cuidadas sobre a vida para quem estuda longe do local onde nasceu, ou as oportunidades equitativas de vida para quem vive em Lisboa, referindo com igual preocupação os direitos contratuais dos médicos.

três rapazes sentados
Três elementos de anteriores mandatos

estudante de capa preta
João Martins

Os discursos emocionados ficariam para o fim da sessão, com a despedida formal de António Velha, Presidente a sair de funções. Inspirado, como tantas vezes o afirmou, nos pensamentos de um dos seus mestres e Professores, António Barbosa, o homónimo despedia-se repleto, assegurando que “quisemos tudo o que fizemos” e valorizando medidas mais afirmativas de coragem.

Igual sentido de coragem e foco em metas já traçadas, foram estas as ideias gerais do novo Presidente da AEFML João Martins. Atualmente a frequentar o 4º ano, sabe que ainda terá tempo para que lhe passem alguns receios, surjam novas dúvidas, mas mantendo sempre a herança das pessoas com quem foi convivendo na AEFML, onde pertence desde o seu primeiro ano de estudante.

A enfrentar uma nova era e tempos cuja reinvenção é sempre constante, resta-nos desejar aos novos membros da AEFML e em particular ao João Martins os maiores sucessos para este ano de mandato que mesmo agora se inicia.

A sessão completa pode sempre rever aqui!

Esta cerimónia decorreu no dia 14 de junho de 2021.