Candidaturas e Inscrições
Mestrados, Programas de Doutoramento e Cursos de Especialização. Candidate-se já!

 

Localizada na Cidade Universitária, a Faculdade de Medicina (FMUL) é uma das Faculdades que pertence à Universidade de Lisboa. Numa das mais amplas zonas de Lisboa os seus acessos são privilegiados, contando com uma rede de transportes que transporta qualquer lugar até ao campus universitário, tornando-se no lugar perfeito para estudar, conviver entre faculdades e experiências, assim como ter uma prática desportiva assídua, quer nos espaços verdes e ao ar livre, quer acedendo aos vários equipamentos disponíveis espalhados pelo campus.

Os cursos apresentados na FMUL têm estruturas curriculares diversificadas, suportadas por um corpo docente que integra prestigiados académicos e especialistas nacionais e internacionais, procurando contribuir para a formação individual dos estudantes assim como o desenvolvimento da investigação científica.

A oferta formativa integra-se por isso na missão da FMUL olhando para o ensino e a investigação da Medicina e das Ciências como os pilares essenciais para a promoção e desenvolvimento da Saúde. O crescente trabalho evolutivo da formação avançada deve-se à criação e difusão da ciência, tecnologia e cultura, através de um grande número de investigadores cujos projetos são cada vez mais financiados e publicados. A oferta formativa beneficia de excelentes condições académicas, científicas, técnicas e laboratoriais, fruto da sua integração no Centro Académico Médico de Lisboa que casa a Medicina, com a Ciência e a experiência hospitalar.

A Faculdade de Medicina conta ainda com Unidades de Investigação autónomas, o iMM, Instituo de Medicina Molecular e o Instituto de Saúde Ambiental, onde diversos investigadores cruzam a sua atividade na área hospitalar ou académica.

Na riqueza da troca no seu próprio passado histórico e interação constante entre áreas multidisciplinares, a Faculdade de Medicina aglutina a experiência, a tradição, com a modernidade, sempre na vanguarda da tecnologia, alimentando-a de conhecimento.

 

Candidaturas Abertas de 25 de Maio a 10 de Julho

Nota: Para o Programa Doutoral do Centro Académico de Medicina de Lisboa, as candidaturas estão abertas em permanência.

 

 

 

As Candidaturas são feitas através da plataforma Fénix, para tal será necessário utilizar uma conta Campus.

 

 

  1. Deve efetuar o registo em https://fenix.medicina.ulisboa.pt/accountCreation.
  2. Após criar a conta, irá receber no e-mail o username, após o qual pode iniciar a formalização da candidatura em https://fenix.medicina.ulisboa.pt.

 

A candidatura(*) compreende os seguintes passos:

1. Selecionar o período (ano letivo)
2. Selecionar o tipo de candidatura de acordo com o pretendido.

  • Mestrado Estudante Internacional IFA; ou
  • Mestrado Estudante Nacional IFA; ou
  • Doutoramento IFA; ou
  • Curso de Especialização IFA

3. Preencher o formulário online
4. Fazer upload do Curriculum Vitae
5. Fazer upload de carta de candidatura com declaração de objetivos
6. Fazer upload de declaração de compromisso de honra (aplicável aos estudantes internacionais) 
7. Fazer upload de cópias dos certificados de habilitações.

* Pagamento de taxa de candidatura no valor de 100€ (não reembolsável, exceto no caso de não funcionamento do curso).

 

 

Posso candidatar-me presencialmente?
Não. A candidatura é feita online através do preenchimento de um formulário, disponível nesta página.

Qual o modelo de Curriculum Vitae?
Sugere-se modelo europeu.

O que se pretende com a carta de motivação?
A Carta de motivação é um documento que acompanha os restantes documentos solicitados na candidatura. Na carta de motivação, deve indicar as motivações pessoais e profissionais subjacentes à candidatura.

O que se pretende com a declaração de objectivos?
Pretende-se que enuncie de forma breve e concisa os seus interesses de investigação a desenvolver no âmbito do curso ao qual se candidata.

É possível submeter a candidatura com algum documento em falta?
Sim, contudo como alguns documentos são de carácter obrigatório, ex. certificado de habilitações, é sempre necessário anexar um documento, caso contrario o sistema não vai permitir finalizar a sua inscrição.

Os documentos em falta devem ser enviados logo que possível para o e-mail avancada@medicina.ulisboa.pt.

É possível submeter a candidatura sem ter terminado a licenciatura?
Sim, caso ainda não possua, à data da candidatura o seu certificado, poderá entregar uma lista de cadeiras feitas emitida pelos serviços académicos da instituição de ensino onde frequenta o grau, ficando a sua candidatura pendente e condicional até à entrega da certidão de licenciatura.

Como posso pagar a taxa de candidatura?
A taxa de candidatura é emitida em nome dos estudantes e é paga através de referências multibanco. Contudo, em situações específicas, nomeadamente nos casos em que a taxa seja assumida por outras entidades ou instituições em nome do estudante, devem ser liquidadas directamente na Tesouraria da Faculdade e não podem ser pagas por referências multibanco.

É possível fazer pagamentos a partir do estrangeiro?
Os pagamentos a partir do estrangeiro são possíveis, devendo para o efeito enviar um e-mail para avancada@medicina.ulisboa.pt para serem enviados os dados bancários (swift code) para pagamento através de transferência bancária.

Como tenho conhecimento dos resultados?
No decurso da sua candidatura, vai receber por e-mail indicações do estado da sua candidatura.

DIFICULDADES DE ACESSOS

Não me recordo do Username ou password da conta CAMPUS, o que devo fazer?
Se não se recordar do username ou da password da conta Campus deverá aceder AQUI  e seguir as instruções para a recuperação do username ou password.

Não consigo recuperar o username ou password, como proceder?
Caso não consiga recuperar o username ou password através do mecanismo de recuperação, deverá enviar um email para o endereço suporte@medicina.ulisboa.pt indicando os seguintes dados:
Nome completo; Nº de aluno;  Nº do curso; Nº de identificação (BI/CC);  Email externo.

 

O que deve ler antes de iniciar a candidatura!

 

Os candidatos são selecionados pela Comissão Científica do Curso, tendo em conta os elementos apresentados no processo de candidatura e, caso se justifique, pela realização de uma entrevista, conforme edital de cada curso.

Os candidatos são contatados por correio eletrónico para confirmação, quando aplicável, da data e horário da entrevista.

No caso do grau académico ainda não estar concluído à data da abertura das candidaturas podem, neste caso, os candidatos fazer uma candidatura condicional.

Nesta condição é necessário apresentar o histórico escolar realizado até à data.

A candidatura pode ser considerada para frequência do curso no estado de “ colocado- condicional” à data da formalização da inscrição têm que fazer prova da obtenção do grau. 

 

Forma de divulgação dos resultados da candidatura

Os resultados são disponibilizados no portal Fénix, com o envio de mensagem de correio eletrónico a informar o resultado do processo de seriação.

 

Taxa de candidatura

O valor a pagar pela candidatura é de 100€, não havendo lugar à sua devolução caso o candidato seja excluído ou não seja selecionado.

No final do processo de candidatura é emitida uma referência multibanco para proceder ao pagamento. A referência fica activa de imediato.

A taxa de candidatura é emitida em nome dos candidatos. Contudo, em situações específicas, nomeadamente nos casos em que a taxa seja assumida por outras entidades ou instituições em nome do candidato, deve ser liquidadas diretamente na Tesouraria da Faculdade.

 

Horário de funcionamento da Tesouraria


2ª / 3ª / 4ª – 10h-13h   |   5ª / 6ª – 10h-13h / 14h-16h

 

O acesso ao regime internacional abrange os estudantes que, cumulativamente:

1. Não tenham nacionalidade portuguesa, excetuando:

  • Os nacionais de um Estado membro da União Europeia
  • Os familiares de portugueses ou de nacionais de um estado membro da União Europeia, independentemente da sua nacionalidade
  • Os que, não sendo nacionais de um Estado membro da União Europeia, residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretendam ingressar no ensino superior, bem como os filhos que com eles residam, sendo que o tempo de residência para estudo não releva para este efeito
  • Os beneficiários, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior, de estatuto de igualdade de direitos e deveres atribuído ao abrigo de tratado internacional outorgado entre o Estado Português e o Estado de que são nacionais

2. Entende-se por familiares de portugueses ou de nacionais de um estado membro da União Europeia, independentemente da sua nacionalidade:

  • O cônjuge de um cidadão da União
  • O parceiro com quem um cidadão da União vive em união de facto, constituída nos termos da lei, ou com quem o cidadão da União mantém uma relação permanente devidamente certificada, pela entidade competente do Estado membro onde reside
  • O descendente direto com menos de 21 anos de idade ou que esteja a cargo de um cidadão da União
  • O ascendente direto que esteja a cargo de um cidadão da União

 

Condições de acesso

Os candidatos devem possuir qualificação académica na(s) área(s) científica(s) do ciclo de estudos a que se candidatam.

 

Requisitos específicos para a Admissão:

1. Podem candidatar -se à matrícula e inscrição num ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:

  • Os titulares do grau de licenciado ou equivalente legal
  • Os titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo
  • Os titulares de um grau superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Escola onde pretendem ser admitidos
  • Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Escola onde pretendem ser admitidos

2. Podem candidatar -se à matrícula e inscrição num ciclo de estudos de doutoramento:

  • Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal
  • Os titulares do grau de licenciado, ou equivalente legal, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Escola onde pretendem ser admitidos
  • Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Escola onde pretendem ser admitidos

3. Neste âmbito consideram -se como equivalências legais os graus reconhecidos nos termos do Decreto -Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, bem como os graus que tenham sido reconhecidos ou considerados equivalentes ao abrigo de legislação anterior.

 

Candidatura

A candidatura deve ser acompanhada dos seguintes documentos:

  • Exibição de documento de identificação (passaporte, cartão de cidadão estrangeiro ou outro adequado), ou, quando autorizado pelo candidato, fotocópia simples do documento de identificação
  • Declaração, sob compromisso de honra, de que o candidato não tem nacionalidade portuguesa nem está abrangido por nenhuma das condições que, de acordo com o EEI, não lhe confiram a condição de Estudante Internacional (Modelo)
  • Documentos comprovativos das habilitações de acesso
  • Documentos comprovativos dos conhecimentos linguísticos, quando aplicável
  • Outros documentos que os órgãos competentes da Escola em que é feita a candidatura entendam como necessários para a apreciação da candidatura.

Os documentos comprovativos de habilitações devem obedecer aos seguintes requisitos:

  • São emitidos pela entidade competente do país em foram obtidas as habilitações
  • Sempre que não forem emitidos em português, inglês, francês ou espanhol, devem ser traduzidos para um destes idiomas
  • Quando emitidos por instituições de países extracomunitários, devem ser legalizados por agente consular português ou pela Apostila de Haia, sendo estas legalizações efetuadas no país de origem dos documentos.

 

 

A propina poderá ser paga, na sua totalidade ou em prestações, de acordo com os prazos e valores indicados na deliberação de propinas para o ano letivo 2020/2021. Consultar

Redução de 12% para colaboradores de instituições afiliadas com a Faculdade de Medicina

Nos termos dos protocolos de colaboração celebrados e que constam no portal da FMUL em https://www.medicina.ulisboa.pt/instituicoes-afiliadas, beneficiam de uma redução de 12% sobre o valor de propinas.
Após serem informados que foram admitidos, devem, para o efeito, enviar requerimento dirigido ao Conselho de Gestão da Faculdade, acompanhado de documento comprovativo de pertença à instituição afiliada, para o endereço eletrónico avancada@medicina.ulisboa.pt.

A propina é emitida em nome dos estudantes e pode ser paga através de referência Multibanco ou diretamente na Tesouraria da FMUL. Contudo, em situações específicas, nomeadamente nos casos em que as propinas sejam assumidas por outras entidades ou instituições em nome do estudante, estas devem ser liquidadas diretamente na Tesouraria da Faculdade, não podendo ser pagas por referência Multibanco.

Horário de funcionamento da Tesouraria
2ª / 3ª / 4ª – 10h-13h   |   5ª / 6ª – 10h-13h / 14h-16h

 

 

A oferta formativa através da frequência de unidades curriculares isoladas possibilita o aprofundamento e atualização de conhecimentos, bem como a concretização de uma formação multidisciplinar.

 

Podem candidatar-se à frequência de unidades curriculares isoladas:

1. Estudantes de qualquer escola da Universidade de Lisboa, inscritos em ciclos de estudos distintos do ciclo ao qual pertence a unidade curricular;

2. Estudantes externos à Universidade de Lisboa, inscritos em ciclos de estudos de outra instituição de ensino superior

3. Outros interessados desde que possuam o grau de licenciado ou o equivalente legal.

Em cada ano letivo, o número máximo de unidades curriculares isoladas a que um candidato se pode inscrever não poderá ultrapassar o total de 30 ECTS.

A inscrição está dependente da disponibilidade de vagas em cada unidade curricular, cujo número máximo será definido pelo órgão competente de cada Escola. Através deste regime não são admitidas candidaturas a unidades curriculares dissertação/relatório de estágio/trabalho de projeto/seminário de tese/tese ou outras unidades curriculares da mesma natureza.

 

Candidaturas, prazos e pagamentos
 

Pela candidatura é devido o pagamento dos emolumentos fixados pelo Conselho de Gestão da Escola.

1. O valor a pagar pela inscrição em unidades curriculares isoladas é definido pelo órgão competente da Escola tendo em consideração, nomeadamente:

  • o número de créditos da unidade curricular
  • o valor da propina cobrada nos ciclos de estudo em que é oferecida a unidade curricular
  • os possíveis encargos que a frequência da unidade curricular poderá implicar em termos de equipamentos, consumíveis e meios humanos

2. Ao valor da inscrição acrescerá o pagamento do seguro escolar.

3. O valor devido pela inscrição na unidade curricular isolada será pago integralmente pelo estudante à Escola onde frequentar a unidade curricular isolada.

4. As condições específicas referentes a prazos, vagas, processo de candidatura e seleção, valor da inscrição e emolumentos, bem como possíveis restrições devem ser consultadas no Edital de abertura de candidaturas a consultar aqui.

5. A consulta das unidades curriculares é efetuada na página de cada curso de mestrado, doutoramento e curso de especialização.

 

Mobilidade dentro da ULisboa
 

Os estudantes que pretendam frequentar uma unidade curricular em funcionamento noutra escola, para integração como opcional no ciclo de estudos conferente de grau em que se encontram inscritos, devem requere-lo no Instituto de Formação Avançada – IFA, no início de cada semestre mediante requerimento

O pedido depois de analisado e aceite é remetido pelo IFA para a escola pretendida onde, após verificação da existência de condições de funcionamento que permitam a aceitação do estudante, procedem à inscrição do mesmo.

Para o estudante não existe qualquer pagamento adicional ao normal pagamento das propinas definidas pela FMUL para o ano letivo em que se encontre inscrito.

 

Contactos

 

Instituto de Formação Avançada
Edifício Egas Moniz

 

Horário de funcionamento


2ª, 3ª e 4ª:  – 10h - 13h 
5ª e 6ª:  – 10h - 13h / 14h - 16h