O investigador Bruno Miranda está por estes dias a participar na conferência da WHO- Environmental Health que decorre em Budapeste, Hungria e onde vai ser analisada a influência do ambiente na saúde.
O comunicado de imprensa que dá conta da inciativa, começa o seu statement de forma assustadora:
A poluição ambiental é uma ameaça crescente à saúde humana e estudos recentes vêm confirmar essa afirmação. De acordo com a mesma fonte nove milhões de mortes no mundo e mais de 10 por cento de mortes prematuras na União Europeia (UE) acontecem tendo como causa direta os índices elevados de poluição
Durante 3 dias, 5,6 e 7, vão ser discutidas e definidas quais as medidas prioritárias a aplicar na proteção ambiental e na saúde sobretudo dentro da zona Euro.
O foco da 70ª conferência incide na tripla crise do ambiente que se traduz nas alterações climáticas, perda das biodiversidade e poluição ambiental.
Bruno Miranda vai participar enquanto palestrante e representando a Urban Health Cluster da Comissão Europeia e vai certamente disseminar algumas das ideias do projeto eMOTIONAL Cities- que decorre na FMUL- junto de decisores políticos europeus podendo atrair as atenções para um projeto que estuda o impacto que a arquitetura e a organização das cidades tem na saúde e bem-estar dos seus habitantes.