Bolsa Gulbenkian Novos Talentos distingue alunos FMUL
Share

Estes são os rostos dos alunos FMUL que recentemente ganharam a Bolsa Gulbenkian Novos Talentos. Este prémio destina-se a estudantes excecionais no ensino superior, promovendo o talento e estimulando a apetência pela investigação nas áreas da biologia, física, matemática, química e também na área das artes e das ciências sociais.

A bolsa pode chegar aos 3500 euros e envolve o acompanhamento de tutores e comissões científicas, retiros e workshops dentro das áreas em que se inserem.

Com o apoio da bolsa os bolseiros podem realizar cursos de formação avançada, participação em conferências e escolas de verão, estágios, cursos de línguas, entre outras atividades que darão um contributo enriquecedor para a dua formação enquanto profissionais. Os nossos alunos estão de parabéns e este prémio que receberam, é também um orgulho para a FMUL.

Contactados, perguntamos o que significa ganhar esta bolsa e o que é que ela potencia em termos de formação e futuro profissional?

 

jovem a sorrir

 

João Borba

“Receber a bolsa Gulbenkian "Novos Talentos" é uma honra e um marco muito importante na minha trajetória pessoal. Esta conquista não só valida todo o empenho e dedicação que tenho tido academicamente, como também alimenta a minha paixão pelo estudo da mente e cognição humana. A bolsa oferece-me a oportunidade de expandir horizontes através do acesso a recursos de excelência e permite-me levar a cabo um projeto de investigação inovador, sob a orientação de um tutor de reconhecido mérito, o que será determinante para o meu crescimento académico e profissional. Adicionalmente, vai me dar a oportunidade de colaborar com especialistas experientes num intercâmbio de ideias em contexto interdisciplinar, estímulo essencial para a filosofia da ciência cognitiva, a minha área de investigação. Acredito que a Fundação Calouste Gulbenkian, através deste apoio, proporciona uma oportunidade única para o avanço científico e molda positivamente o futuro dos seus bolseiros. Sobretudo, esta é uma oportunidade para os 'Novos Talentos' gerarem um impacto verdadeiramente transformador e duradouro na sociedade, contribuindo de forma significativa na superação dos desafios do futuro.” 

 

 

jovem a sorrir

 

Tomás Brôco

“Ser-me atribuída esta bolsa foi um susto que recebi com um sorriso. É algo que simultaneamente me assusta e fascina, tal como o sempre fazem as melhores coisas na vida. Espero nela vir a encontrar mais oportunidades, mais desafios, mais formas de crescer e, acima de tudo, mais sustos que me façam sorrir.”

 

 

jovem a sorrir

 

Maria Carolina Mendonça Tavares

“Já estou no 3º ano de Medicina na FMUL, mas desde o secundário que me questiono se quero um futuro clínico ou de investigação. Como gosto de ambas as áreas decidi continuar a alimentar o meu gosto pela investigação, para poder aprender com vários tutores e professores investigadores que a nossa faculdade oferece. Quero aprender a desenvolver projetos na área que mais me interessa (Neurociência) para que mais tarde possa continuar a minha vida dividindo a clínica com o mundo da investigação. Para mim nenhuma área funciona sem a outra. Por um lado, gosto muito de aplicar o que aprendo na clínica, mas por outro gosto de perceber como tudo funciona e manipular esse conhecimento que adquiro para criar novas hipóteses e fazer novas descobertas. 
Por esta razão, desde que entrei para o curso que aproveito todas as oportunidades que a faculdade oferece para aprender sobre investigação. Fiz uma optativa 2 semanas no 2º ano (optativa da professora Carmo Fonseca) em que estive o dia todo em 2 departamentos do iMM a seguir o projeto dos investigadores que lá trabalham. Fiz também ao longo dos 2 semestres do 2º ano um estágio de investigação laboratorial em que trabalhei com o investigador do iMM num projeto de Farmacologia e Oncologia. Este Agosto que passou fiz Intercâmbio de Investigação da ANEM na Turquia onde participei num projeto de investigação Clínica na área de Oftalmologia.Todos estes projetos que tenho feito ao longo do tempo permitiram-me sedimentar a minha paixão por investigação. Contudo, até agora, ainda não trabalhei na área que mais me fascina, as Neurociências. Com esta bolsa vou não só poder conhecer grandes investigadores e líderes do nosso país, como vou ter apoio monetário para poder desenvolver um projeto de investigação na área que mais me cativa (Neurociência) com uma experiente investigadora. Este é mais um passo na minha futura carreira (se tudo correr como planeado) na área de Investigação e uma oportunidade que eu agradeço muito.”