Associação lança campanha no Dia Mundial da Diabetes
Share

 

taça com doces coloridos

A diabetes é uma doença metabólica crónica e progressiva que se caracteriza por elevados níveis de glicose no sangue que acontece porque o organismo não produz insulina em níveis suficientes ou não a consegue assimilar.

Existem vários tipos de diabetes das quais as mais conhecidas são a Mellitus tipo 1 e a tipo 2. A primeira ocorre geralmente na infância quando as defesas do organismo atacam e destroem o pâncreas responsável pela produção de insulina. Na segunda forma de manifestação da doença ao contrário da primeira, a pessoa não nasce com ela podendo ser atribuído o seu aparecimento a um estilo de vida pouco saudável, nomeadamente a uma alimentação pouco equilibrada.

Os principais sintomas são: sede e fome intensas, perda de peso, fadiga e boca seca entre outros. Obesidade, a alimentação inadequada, o sedentarismo ou a história da doença na família, são apenas alguns dos múltiplos fatores de risco.

A incidência da doença tem vindo a crescer e já atinge cerca de 13 por cento da população portuguesa. Em todo o mundo o grupo vai já nos 500 milhões e cerca de 1.6 milhões de mortes por ano são atribuídas à diabetes

A intervenção na diabetes apresenta algumas nuances consoante o tipo, contudo existem intervenções que são comuns, nomeadamente, a alimentação regrada, a prática de atividade física, o controle da pressão arterial e lipídios e a realização de exames regulares para detetar micro e macro complicações a fim de facilitar o tratamento precoce.

A campanha deste ano da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal

Cartaz da Campanha do Dia mundial da Diabetes

A maioria das crianças e dos jovens com diabetes tipo 1 não tem acesso ao tratamento que merecem. E isso não é justo!

 Os novos dispositivos automáticos de insulina são já uma realidade em Portugal, mas o seu alcance é ainda muito limitado.

No Dia Mundial da Diabetes, a APDP - Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, lança uma campanha pelo acesso aos novos dispositivos automáticos de insulina, o tratamento mais revolucionário que existe atualmente para a diabetes tipo 1.


O Dia Mundial da Diabetes é assinalado há 21 anos, comemorando a descoberta da insulina por dois cientistas, Frederick Banting e Charles Best.