Anualmente organizado por investigadores dedicados ao estudo das lesões vertebro-medulares (LVMs), este encontro reúne uma comunidade crescente de neurocientistas e neurocirurgiões a trabalhar em Portugal. O evento conta também com oradores de renome internacional que lideram grupos de investigação nesta área, englobando trabalhos realizados desde a ciência básica à prática clínica. Este fórum de troca de conhecimentos entre a comunidade portuguesa de LVMs, proporciona uma oportunidade excecional para mostrar o trabalho notável que está a ser realizado em Portugal.
Data
16 de setembro de 2024
Local
Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL)
Instituto de Medicina Molecular (iMM)
Av. Prof. Egas Moniz
1649-028 Lisboa
Organizadores
Leonor Saúde, iMM | FMUL
Madalena Marques, iMM
Isaura Martins, iMM
Programa Preliminar
Oradores prinicipais
A professora Catherina Becker afiliou-se à Universidade de Edimburgo em 2005 como investigadora principal e foi nomeada professora titular em Desenvolvimento e Regeneração Neuronal em 2013. Adicionalmente, foi diretora de Formação Pós-Graduada no Centro de Neuroregeneração até 2015 e depois diretora do Centro até 2017.
Em 2021, recebeu uma bolsa Alexander von Humboldt Professorship e moveu o seu grupo para o Centro de Terapias Regenerativas de Dresden na Universidade Técnica de Dresden, onde, em 2024, foi eleita presidente do mesmo.
A investigação da professora Becker foca-se na compreensão dos fatores que regem a geração de neurónios e a orientação axonal no Sistema Nervoso Central (SNC) durante o desenvolvimento e a regeneração da medula espinhal, utilizando o modelo do peixe-zebra para identificar mecanismos fundamentais em vertebrados com claras implicações translacionais para lesões no SNC e doenças neurodegenerativas.
O grupo da professora Becker estabeleceu o peixe-zebra como modelo para a regeneração da medula espinhal. A sua investigação revelou que a regeneração funcional é quase perfeita, mas a reparação anatómica não recria totalmente a rede anterior. Os seus estudos destacaram que não só ocorre a geração de novos neurónios, mas também uma extensa reestruturação da rede neuronal e axonal. Identificaram ainda a sinalização de neurotransmissores como um dos mecanismos subjacentes à neurogénese regenerativa. Mais recentemente, estabeleceram paradigmas de regeneração larval, nos quais podem ser introduzidas ablações celulares altamente seletivas, onde os princípios fundamentais da reparação funcional, neurogénese regenerativa e reestruturação podem ser analisados. Este sistema é escalável, permitindo rastreios genéticos rápidos para a reparação da medula espinhal.
O professor John Krakauer é um neurologista e neurocientista com interesse no sistema motor saudável e danificado. Obteve a sua licenciatura e mestrado na Universidade de Cambridge e o seu diploma de medicina na Columbia University College of Physicians and Surgeons, onde foi eleito para a Alpha Omega Alpha Medical Honor Society. Após concluir um estágio em Medicina Interna no Hospital Johns Hopkins, regressou à Universidade de Columbia para o seu internato médico em Neurologia, no Instituto Neurológico de Nova Iorque. Posteriormente, completou uma bolsa de investigação em controlo motor no Centro de Neurobiologia e Comportamento da Columbia e uma bolsa clínica em AVC (Acidente Vascular Cerebral) no Instituto Neurológico do Centro Médico da Universidade de Columbia. Foi professor associado de Neurologia e co-diretor do Laboratório de Desempenho Motor na Universidade de Columbia até 2010. Atualmente, é diretor do Centro de Aprendizagem Motora e Reparo Cerebral na Universidade Johns Hopkins. Desde 2014, é cientista visitante no Centro Champalimaud. O seu grupo de investigação estuda a aprendizagem e o controlo motor em pacientes após um AVC e a sua relação com a recuperação funcional. Existe uma necessidade crítica de se estabelecer se a aprendizagem motora em si é afetada após um AVC e de determinar quais as formas desta aprendizagem devem ser o foco das estratégias de reabilitação. O seu grupo já contribuiu com várias observações para o estudo da aprendizagem motora em indivíduos saudáveis e da recuperação motora após um AVC, que sugerem novas direções para o tratamento das complicações destas lesões.
Inscrição
A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas.
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