questionário
XV Curso Pós-Graduado de Atualização – Construção, Validação, Aplicação E Interpretação De Questionários (à distância)

Pode candidatar-se à Bolsa UEPID até 9 de fevereiro de 2023

Objetivos

O Curso de Técnicas de Medição / Construção de Questionários pretende contribuir para a compreensão das bases teóricas da medição em saúde e capacitar para a escolha, construção, validação/adequação, utilização e interpretação de questionários em investigação clínica e na área da saúde.

Destinatários e Vagas

Este Curso destina-se a profissionais de saúde (Licenciados em Medicina, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Psicologia, Nutrição e Dietética, Medicina Veterinária, Biologia, Ciências Biomédicas, Ciências da Saúde, etc.) e investigadores que pretendam aprofundar conceitos-chave para a elaboração de questionários em investigação clínica e epidemiológica.

Propinas/Valor da inscrição

Pagamento por Transferência Bancária
Santander Totta - IBAN PT50 0018 0000 3666 5472 0018 0
Valor da inscrição (propina reduzida): 350€, se a inscrição for efetuada até 09 de fevereiro 2023.
Valor da inscrição: 420 €, se a inscrição for efetuada após 09 de fevereiro 2023.

Nota: Deverá anexar no Formulário abaixo o Certificado de Habilitações e o Comprovativo de Pagamento.

Bolsa de Formação

A Unidade de Epidemiologia do Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública, Faculdade de Medicina de Lisboa, irá atribuir uma Bolsa UEPID, no âmbito do XV Curso Pós-Graduado de Aperfeiçoamento Construção, Validação, Aplicação e Interpretação de Questionários (à distância). Esta Bolsa tem o valor de 262,5 Euros, correspondentes a 75% da propina do curso e concretiza-se através de um estágio na Unidade de Epidemiologia, com uma carga total de 30 horas. A candidatura a Bolsa faz-se através da indicação na Carta de Motivação sobre a forma como o estágio e o curso poderão contribuir para o envolvimento do candidato em projetos de investigação clínica (carta de motivação) e a indicação da candidatura a Bolsa neste formulário.

O regulamento da bolsa pode ser consultado aqui.

Datas e Carga Letiva

O Curso decorre nos dias 16, 23 de fevereiro, 02, 06, 09, 16 de março de 2023.
Entrega do trabalho de grupo a 23 de março.
2.ª Feiras | 14h30-18h00 e 5.ª Feiras | 17h30 - 20h50

Metodologia de Ensino

Dada a sua natureza de curso com ensino à distância, são estabelecidos métodos pedagógicos adequados, que potenciam os recursos tecnológicos com estratégias pedagógicas que resultem num aproveitamento prático e proficiente.

A avaliação será realizada pela classificação do questionário desenvolvido, associado a um protocolo de investigação, realizado em trabalho de grupo ou individual. Os protocolos serão apresentados e discutidos em aula.

Avaliação e Certificação

Os participantes que concluírem o Curso com assiduidade poderão requerer um certificado de participação. Os participantes que concluírem o Curso com aproveitamento e assiduidade, em pelo menos 75% do Curso, poderão requerer um certificado de aproveitamento.

Diretor do Curso
Prof. Doutor Paulo Nogueira (IMP&SP-FMUL)

Responsável do Curso
Prof. Doutor André Biscaia (ISCTE-IUL, USF Marginal – ACES de Cascais)

Unidade de Epidemiologia
Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública
Diretora: Prof.ª Doutora Ana Abreu
T: +351 217 999 422  //  F: 217 999 421
imp.sp@medicina.ulisboa.pt

logotipo instituto de medicina preventiva e saúde pública

Formulário de inscrição

Mensagem de estado

Lamentamos… Este formulário está fechado a novas submissões.

E: 47091