Pessoa com caneta na mão a escrever em papéis
Objetivos

Apreender e utilizar os conceitos básicos da análise de dados multivariada, da inferência estatística e modelização, aplicados à Medicina; Analisar e interpretar sob a forma gráfica e numérica os dados observados e os resultados obtidos pela aplicação das técnicas estatísticas, sem e com o apoio de software estatístico; Saber analisar, interpretar e criticar artigos científicos sobre epidemiologia e saúde em geral com componente estatística.

Os alunos terão acesso a uma licença do Software SPSS válida até dezembro 2023.

Destinatários e Vagas

Licenciados em Medicina, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Ciências Sociais e Humanas, Matemática e Bioestatística, Técnicos Superiores de Saúde, Diagnóstico e Terapêutica e outros profissionais de saúde envolvidos ou interessados em envolverem-se em análise de dados, atividades de investigação ou tomada de decisão nas áreas clínicas ou de saúde pública.

Propinas/Valor da inscrição

Pagamento por Transferência Bancária
Santander Totta - IBAN PT50 0018 0000 3666 5472 0018 0
Valor da inscrição (propina reduzida): 280€, se a inscrição for efetuada até 09 de março de 2023
Valor da inscrição: 350€, se a inscrição for efetuada após 09 de março de 2023

Nota: Deverá anexar no formulário abaixo o comprovativo de pagamento, acompanhado pela carta de motivação, CV resumido e certificado de licenciatura.

Bolsa de Formação

A Unidade de Epidemiologia do Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública, Faculdade de Medicina de Lisboa, irá atribuir uma Bolsa UEPID, no âmbito do XI Curso Pós-Graduado de Aperfeiçoamento Introdução aos Modelos Estatísticos em Epidemiologia (à distância). Esta Bolsa tem o valor de 210€, correspondentes a 75% da propina do curso e concretiza-se através de um estágio na Unidade de Epidemiologia, com uma carga total de 50 horas. A candidatura a Bolsa faz-se através da indicação na Carta de Motivação sobre a forma como o estágio e o curso poderão contribuir para o envolvimento do candidato em projetos de investigação clínica (carta de motivação) e a indicação da candidatura a Bolsa neste formulário.

O regulamento da bolsa pode ser consultado aqui.

Datas e Carga Letiva

Sessões: (aula de revisão) Quarta-feira - 15 de março, das 18h00 às 21h00; Sábados - 18 de março; 01, 15, 29 de abril; 13, 27 de maio; e 17 de junho de 2023, das 09h00 às 13h30 (hora de Lisboa).

Metodologia de Ensino

Exposições teóricas breves, complementadas com demonstrações do processo de análise de dados, exercícios em computador durante a aula e para casa e discussão de relatórios e crítica de artigos em grupo. Os exemplos e exercícios utilizados nas aulas são de estudos reais ou adaptados de investigação clínica e epidemiológica.

Avaliação e Certificação

A avaliação é realizada com Discussão de Artigos em Aula, Exercícios em casa e Exame Final. Os participantes que concluírem o curso com aproveitamento e assiduidade (75% do curso) poderão requerer um Certificado de Aproveitamento. Sem avaliação, mas com assiduidade, os participantes poderão requerer um Certificado de Participação.

Diretor do Curso
Prof. Doutor Paulo Nogueira (IMP&SP-FMUL)

Responsável do Curso
Prof. Doutor Paulo Nogueira (IMPSP-FMUL)
Prof.ª Doutora Leonor Bacelar Nicolau (IMPSP-FMUL)

Unidade de Epidemiologia
Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública

logo IMP&SP

Diretora: Prof.ª Doutora Ana Abreu
T: +351 217 999 422  //  F: 217 999 421
mepidemiologia@medicina.ulisboa.pt

Mensagem de estado

Lamentamos… Este formulário está fechado a novas submissões.