Pessoas ao computador
IX Curso Pós-Graduado de Aperfeiçoamento ESPAÇO-PROJETO: Abordagem Prática à Investigação Epidemiológica
Objetivos

É proposto um modelo de formação pós-graduada promotora do desenvolvimento de competências e aptidões em investigação clínica e epidemiológica, para a realização efectiva e na ‘vida real’ de projectos de investigação. São características desta formação:

1. Forte componente prático e interactivo da formação;
  2. Contexto de formação, discussão e supervisão multidisciplinar;
  3. Experiência prática baseada na ‘vida real’ (‘hands-on experience’);
  4. Trabalho de investigação em equipa, com supervisão do corpo docente;
  5. Divisão do processo de investigação em tarefas/etapas;
  6. Orientação para os resultados.

Destinatários e Vagas

Este Curso destina-se a profissionais de saúde (Licenciados em Medicina, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Psicologia, Nutrição e Dietética, Medicina Veterinária, Biologia, Ciências Biomédicas, Ciências da Saúde, etc.) e investigadores envolvidos ou interessados em envolverem-se em investigação clínica e/ou epidemiológica.

Propinas/Valor da inscrição

Pagamento por Transferência Bancária

Santander Totta - IBAN PT50 0018 0000 3666 5472 0018 0

Valor da inscrição (propina reduzida): 550€, se a inscrição for efetuada até 07 de novembro de 2022.

Valor da inscrição: 700€, se a inscrição for efetuada após 07 de novembro de 2022.

Nota: Deverá anexar no Formulário abaixo os seguintes documentos: CV Resumido, Carta de Motivação, Certificado de Habilitações e o Comprovativo de Pagamento.

Datas e Carga Letiva

Quinzenalmente às 2ªfeiras, das 14h30 - 18h00 entre 14 de novembro de 2022 e 24 de julho de 2023

14, 28 de novembro, 12 de dezembro de 2022, 02, 16 e 30 de janeiro, 13 e 27 de fevereiro, 13, 27 de março, 10 de abril, 08, 22 de maio, 05 e 19 de junho, 3, 17 e 24 de julho de 2023.

Metodologia de Ensino

Dada a sua natureza de curso com ensino à distância, são estabelecidos métodos pedagógicos adequados, que potenciam os recursos tecnológicos com estratégias pedagógicas que resultem num aproveitamento prático e proficiente. Algumas sessões do curso irão decorrer no contexto de workshops imersivos.

O curso irá decorrer integralmente à distância (em tempo real). Os alunos deverão participar de forma síncrona nos momentos de avaliação, discussão de trabalhos e, pelo menos, em 50% das aulas. Na participação nas aulas, é esperado que todos os alunos possam colocar questões e entrar na discussão, usando o microfone e que a câmara permaneça ligada durante a aula. Todas as aulas serão videogravadas e disponibilizadas aos participantes.

A avaliação será através da participação e conclusão de tarefas, incluindo a crítica de trabalhos. Avaliação qualitativa dos trabalhos e contributo pessoal para a realização da investigação.

Certificação

Os participantes que concluírem o curso com assiduidade poderão requerer um certificado de participação.

Os participantes que concluírem o curso com aproveitamento e assiduidade poderão requerer um certificado de aproveitamento.

A avaliação será realizada através de trabalhos de casa (30%), participação em aula (10%) e exame final (60%).

Bolsas UEPID

A Unidade de Epidemiologia do Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública, Faculdade de Medicina de Lisboa, irá atribuir uma Bolsa UEPID, no âmbito do IX Curso Pós-Graduado de Aperfeiçoamento de ‘Espaço Projeto: abordagem prática à Investigação Epidemiológica’ (à distância). Esta Bolsa tem o valor de 412,5 Euros, correspondentes a 75% da propina do curso e concretiza-se através de um estágio na Unidade de Epidemiologia, com uma carga total de 70 horas distribuídas por um periodo a combinar. A candidatura a Bolsa faz-se através da indicação no formulário de inscrição ou da indicação na Carta de Motivação.

O regulamento da bolsa pode ser consultado aqui.

Diretor do Curso
Prof.ª Doutora Doutora Cristina Furtado (IMP&SP-FMUL)

Docente Responsável
Mestre Paulo Nicola (IMP&SP-FMUL)

Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública
Diretora: Prof.ª Doutora Ana Abreu

T: +351 217 999 422

@: mepidemiologia@medicina.ulisboa.pt

logo do instituto de medicina preventiva e saúde pública

Mensagem de estado

Lamentamos… Este formulário está fechado a novas submissões.

E: 47091