“A utilização de máscara é possivelmente a medida mais eficaz contra esta pandemia”
Share

A declaração foi proferida pelo Prof. Fausto J. Pinto em entrevista à SIC Notícias, no “dia histórico” em que o Parlamento aprovou o uso obrigatório da máscara também em espaços exteriores, pelo “Bem da Saúde Pública em Portugal”, entende o nosso Diretor.

Enquanto médico e o Presidente do Conselho de Escolas Médicas Portuguesas (CEMP), Fausto J. Pinto considera que as medidas decretadas pelo Governo "vão ao encontro de procurar diminuir as cadeias de transmissão", com vista a um controlo da situação epidemiologia, de forma a acautelar" medidas ainda mais restritivas, como um confinamento mais pesado".

No comentário à situação da pandemia em Portugal, em que saudou a deliberação da obrigatoriedade do uso da máscara na rua, Fausto J. Pinto afirmou: "Há muito tempo que andamos a pugnar por esta medida, que tem a ver sobretudo com uma atitude pedagógica para com as pessoas", realçando (sobre a generalidade das medidas para gestão da pandemia) que "não é uma questão de querer ou não querer", já que a situação "não está controlada".

À SIC Notícias, o Professor Fausto J. Pinto revelou ainda que o "recolher obrigatório é algo que [se tem] de começar a pensar muito seriamente", relembrando que a “Saúde Pública tem que estar de mãos dadas com a Economia”, numa entrevista para ver na íntegra aqui.