Universidade de Lisboa recebe nota positiva em rankings de avaliação mundial

A Universidade de Lisboa teve nota positiva nas avaliações de dois importantes rankings mundiais que avaliam Instituições de ensino e Instituições de investigação. O Center for World University Rankings atribuiu o primeiro lugar à ULisboa mantendo-a no pódio no que se refere à qualidade das instituições de ensino superior portuguesas e o SCImago Institutions Rankings (SCIMAGO), que avalia várias instituições de investigação, coloca-a na 140º posição do ranking mundial.

Em relação ao ano passado subiu 21 lugares e destaca ainda várias áreas cientificas como estando entre as melhores do mundo.

CWUR 2022: classifica ULisboa como melhor instituição de ensino em Portugal

O Center for World University Rankings (CWUR) voltou a classificar a Universidade de Lisboa num lugar de topo. Para tal, contribuíram os valores nos indicadores ‘Qualidade da faculdade’ (234) e ‘investigação científica’ (168) que este ano voltaram a subir face à classificação do ano passado.

A universidade de Lisboa mantém assim a liderança na qualidade das instituições de ensino superior portuguesas e, este ano, ocupa o 200º lugar a nível mundial, a 79ª posição na Europa e no top 1.1% do Center for World University Rankins de 2022.

Ao todo, este ranking mundial avalia 20 mil universidades no mundo e, dessas, seleciona todos os anos apenas 2000. Quatro critérios fundamentam a avaliação qualitativa deste ranking. A saber; Qualidade do Ensino, (alumni distinguidos), empregabilidade de antigos alunos, (alunos que ocupam cargo de CEO nas maiores empresas mundiais), qualidade do corpo docente, (académicos com prémios internacionais) e qualidade da produção científica, (publicações e citações.)

Os Estados Unidos e a China continuam a ser os países com mais estabelecimentos de ensino classificados no ranking seguidos do Japão. Reino Unido e França são os países europeus mais bem classificados.

SCIMAGO 2022: coloca ULisboa na melhor posição de sempre

O SCImago Institutions Rankings (SCIMAGO) coloca a Universidade de Lisboa na 140º posição do ranking mundial, destacando ainda várias áreas cientificas como estando entre as melhores do mundo.

O SCImago Institutions Rankings (SCIMAGO) é publicado desde 2009 e avalia várias instituições de investigação baseado em três conjuntos diferentes de indicadores; com base no desempenho em investigação, inovação e impacto social, duas áreas em que a ULisboa se destacou.

Das 8084 instituições avaliadas, 4364 são universidades. Este ano a Ulisboa destacou-se subindo 8 lugares e passando a estar na 140º posição. Na classificação global subiu 21 lugares, ocupando agora a 242ª posição do ranking do SIR.

Esta entidade avalia 19 grandes áreas cientificas e 46 subáreas das quais a ULisboa lidera 11 áreas e 22 subáreas.

Posicionando-se em 2º lugar em 6 áreas e 21 subáreas. Resultado: várias áreas cientificas da ULisboa entre as melhores do mundo.