Sr. Vice-Almirante Gouveia e Melo, a Faculdade está pronta para ajudar

Exmo. Senhor Vice-Almirante Gouveia e Melo,
Coordenador do Programa de Vacinação contra a Covid-19

A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, desde o início da Pandemia por Covid-19 em 2020, tem vindo a intervir no espaço público e científico, promovendo a difusão do conhecimento e investigação sobre estas matérias, ao mesmo tempo que procura contribuir para a divulgação da ciência e das boas práticas adequadas ao contexto que se tem vindo a viver, quer através de intervenções nos fóruns adequados e também nos media dos seus docentes e investigadores e também dos seus estudantes.

Neste contexto difícil que vivemos e, sobretudo neste momento, em que se verifica ser necessário acelerar o processo de vacinação da população, e em que se regista, ao mesmo tempo, uma paragem nesse processo em virtude do período da Páscoa, vimos manifestar a V. Exa disponibilidade imediata dos nossos docentes clínicos e dos nossos estudantes dos últimos anos para realizarem, nas instalações da nossa Faculdade, a vacinação da população que considerarem mais prioritária, não interrompendo assim o processo de vacinação em curso.

Esta disponibilidade é total, quer durante o período pascal como em qualquer outra altura que V. Exa entenda necessária. Temos de estar todos unidos neste propósito de promover um processo de vacinação maciça, o mais rápido possível, pois tal afigura-se como a única saída possível para a situação pandémica em que vivemos, com todas as consequências daí inerentes.

Com a mais elevada estima e consideração.

Lisboa, 31 de março

Fausto J. Pinto

Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

(carta enviada ao Sr. Vice-Almirante Gouveia e Melo)