Solvin´It | Bolsas de Co-Coordenação
Os moldes do ensino tradicional são, por todos, conhecidos: o professor, uma figura de autoridade, transmite os seus conhecimentos aos alunos - este sempre foi o paradigma “clássico” do ensino. Procurando acrescentar ferramentas ao ensino na nossa faculdade o Departamento de Pedagogia e Educação Médica (DPEM) da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) lançou, em 2015, uma iniciativa inovadora: o projeto Solvin’ It.
O projeto Solvin’ It é um projeto de peer-teaching que se baseia na realização de sessões dinamizadas e lecionadas por alunos (monitores) para alunos (participantes), devidamente validadas por professores qualificados (tutores). Procura ser um complemento à aprendizagem dos estudantes, proporcionando um ambiente didático e informal benéfico tanto para o conhecimento dos participantes como para a experiência pedagógica dos monitores. No ano letivo que se aproxima, contaremos ainda com uma novidade: as sessões de pequenos grupos, que procurarão realizar um acompanhamento pedagógico mais próximo de conjuntos de 5-10 alunos.
Partindo agora para a sua 4ª edição, e em virtude de uma recém-estabelecida parceria com o Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), é com prazer que anunciamos que será atribuída uma bolsa, financiada pela faculdade, a um aluno que se candidate à co-coordenação do projeto Solvin’ It.
Tendo atingido 1123 participantes inscritos na mais recente edição, um projeto desta envergadura necessitará de uma coordenação estável e competente. Se te revês no papel de co-coordenador(a), e queres ficar a saber mais sobre os requisitos de admissão, funções ou método de seleção do aluno-bolseiro, consulta o Regulamento.
Tem em conta que este regime não diz respeito às vagas para a Comissão Organizadora do Solvin’ It (COSI), mas sim à atribuição de uma bolsa pelo papel de co-coordenador, com funções distintas e que serão desempenhadas em conjunto com um membro da Direção da AEFML. Não te poderás candidatar simultaneamente à COSI e à Bolsa!
O período de candidaturas encontra-se aberto a partir do dia 9 de julho e encerra a 15 de julho às 23h59.
Se pretenderes candidatar-te durante este período:
  • Envia o teu currículo (onde refiras os teus o(s) ano(s) de participação, a(s) área(s) disciplinar(es) em que participaste, experiência prévia no projeto e eventual conhecimento e experiência em pedagogia) e carta de motivação (onde expliques o teu interesse e contributo para o projeto, bem como capacidades ou lacunas que terás para o desempenhar da função) para o endereço solvinit@medicina.ulisboa.pt;
  • Preenche este formulário constituído por perguntas gerais acerca do projeto e uma situação-problema com que o co-coordenador se poderá ver confrontado.
Não percas tempo!
Ajuda-nos a criar a melhor edição do Projeto Solvin' It até hoje!