• pt
  • en

Mensagem do Diretor

 fotodiretor
Fausto J.Pinto
Diretor da FMUL

 

A Faculdade de Medicina é uma instituição de ensino superior integrada na Universidade de Lisboa.

A sua origem remonta à Real Escola de Cirurgia criada em 1825 no Hospital de S. José, posteriormente designada em 1836 por Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa e, finalmente, em 1911 como Faculdade de Medicina de Lisboa, por decreto do Governo da República.

Localizada inicialmente no edifício do Campo de Sant’Ana, no qual existiam os Institutos das Ciências Básicas, incluía as Clínicas Universitárias no Hospital Escolar de Santa Marta e uma rede de instituições hospitalares e de investigação que participavam no ensino médico.

Em 1956 a Faculdade de Medicina foi transferida para o edifício do Hospital de Santa Maria, o qual foi integrado na rede hospitalar do Ministério da Saúde.

As suas instalações foram recentemente ampliadas com o edifício Egas Moniz, inaugurado em 2004, que alberga os Institutos de Ciências Básicas e o Instituto de Medicina Molecular e a Faculdade estabeleceu protocolos de cooperação com vários Hospitais e Centros de Saúde para o ensino pré-graduado.

Foi autorizada recentemente a construção de um novo edifício destinado ao ensino e investigação – Edifício Reynaldo dos Santos – no âmbito do Contrato Programa para o desenvolvimento da Faculdade de Medicina, completando-se com a sua construção, a renovação das instalações da FMUL.

Missão fundamental da Faculdade de Medicina é o ensino das ciências médicas a nível pré-graduado (Curso de Mestrado Integrado de Medicina) e os seus objetivos foram claramente enunciados: “Formar Médicos, com sólida formação científica, capazes de autoaprendizagem e capacidade para lifelong learning, com competências em Comunicação com os doentes, interpares e com a Sociedade, habilitados a trabalhar em equipas profissionais multidisciplinares, atentos aos desafios de Saúde contemporâneos e à Ética na Medicina e Ciências da Vida, aptos para integração útil e criativa nos Sistemas de Saúde em vigor na Sociedade e capazes de uma escolha informada da sua carreira profissional”. Participa também na organização Licenciatura de Ciências da Saúde da UL que é uma parceria com outras Faculdades da Universidade de Lisboa.

Em cooperação com o Instituto de Medicina Molecular e com o Hospital de Santa Maria, a Faculdade integra o Centro Académico de Medicina de Lisboa, o qual representa um conceito inovador da organização dos centros de ensino, investigação e prática médica diferenciada. Os seus objetivos são o incremento da atividade científica e o desenvolvimento da investigação de translação entre as Ciências Biomédicas e a Medicina Clínica, a diferenciação tecnológica e inovação nos serviços clínicos e o desenvolvimento dos programas de Formação Pós-Graduada, de Mestrado e Doutoramento para médicos e outros profissionais de Saúde.

A Faculdade de Medicina de Lisboa estabeleceu uma bem sucedida parceria com o Instituto Superior Técnico para o Curso de Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica.

Simultaneamente, decorre um ambicioso programa de renovação institucional, pedagógica e administrativa, foram reforçadas as ligações científicas com as instituições académicas e de investigação biomédica mais prestigiadas internacionalmente, estimulada uma política de acolhimento e apoio aos seus estudantes com programas diversificados e “student–centred” de ensino baseado na investigação e estímulo à investigação científica, de modo a proporcionar uma visão alargada e objetiva dos grandes desafios da Medicina e da Saúde no século XXI.

A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa é uma Escola Superior que mergulha as suas raízes científicas na ação dos pioneiros da Medicina Científica em Portugal, na contribuição de Egas Moniz e de outros que fundaram a Escola Portuguesa de Angiografia e introduziram inovações terapêuticas e cirúrgicas no âmbito das doenças vasculares, período que correspondeu ao apogeu da contribuição científica da Medicina Portuguesa e constitui para todos uma fonte de inspiração.

Assim, honrando o Passado a Escola Médica tem como objetivo contribuir para o progresso das Ciências Médicas, promover inovação e para o desenvolvimento duma Medicina científica mais humana e centrada na Pessoa Doente.

Copyright 2017 | Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa |