Rui Tato Marinho nomeado Diretor do Programa Nacional para as Hepatites Virais
Share

Homem de fato

Rui Tato Marinho é, atualmente, Professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e o Diretor do Serviço de Gastrenterologia e Hepatologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN).

A Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para as Hepatites Virais, associa-se às comemorações do Dia Mundial das Hepatites e dá as boas-vindas ao Professor Rui Tato Marinho, recentemente notado como diretor deste programa.

O dia Mundial das Hepatites comemora-se todos os anos a 28 de julho, reunindo as várias nações sob um único tema: aumentar a consciencialização sobre as hepatites virais e influenciar alterações nos hábitos de vida.

Partilhamos um texto, escrito na primeira pessoa, pelo novo diretor do Programa Nacional para as Hepatites Virais:

Três vezes superior a 95% e de forma prioritária

As hepatites víricas são um problema de saúde pública a nível mundial, europeu e nacional. Um dos objetivos traçados pela OMS para 2030 é eliminar as hepatites víricas de modo a que não sejam um grave problema de saúde pública. São doenças crónicas com elevada expressão epidemiológica, estimando-se que 2% da população europeia seja portador de um dos vírus, hepatite B e C.

Morrem por ano, em todo o Mundo, 1 milhão de pessoas devido a consequências das hepatites: hepatite aguda, cirrose hepática e carcinoma hepatocelular. São doenças evitáveis e curáveis se tratadas numa fase precoce.

A vacina da hepatite B tem eficácia superior a 95%, assim como os antivíricos para controlo da hepatite B e para tratamento/cura da hepatite C. Com reduzidos efeitos secundários. É a primeira vez que o Homem consegue eliminar de forma definitiva um vírus oncogénico, como foi no caso da hepatite C. 

Os investigadores destes dois vírus, B e C. foram premiados com o Prémio Nobel, em 1976 e 2020.

Em boa hora a DGS e o Ministério da Saúde decidiram autonomizar o Programa Nacional das Hepatites Virais.

O País tem 12 programas prioritários de Saúde, as hepatites virais fazem network com o das doenças oncológicas, exercício físico, alimentação saudável, saúde mental, diabetes, infeção VIH/SIDA.

É para nós uma honra, um prazer e um desafio coordenar este novo modo de ver as hepatites virais.

 

Ao Professor Rui Tato Marinho dirigimos os nossos parabéns por esta nomeação.

Fonte: DGS