• en
  • pt
Em 16 Maio 2019 / Histórico

Acordo entre Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Fundação Champalimaud reforçam os laços de Portugalidade

 

Na sublime sala do Conselho dos Curadores, com vista para um dos mais bonitos pontos da cidade de Lisboa, foi assinado hoje o Protocolo de Colaboração entre a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e a Fundação Champalimaud.

Foi na presença do Vice-presidente da Fundação, o Dr. João Silveira Botelho, do Diretor Clínico do Centro Clinico Champalimaud, o Professor António Parreira, da Sub-Diretora da Faculdade, a Professora Ana Sebastião, que o Diretor da Faculdade de Medicina, o Professor Fausto J. Pinto e a Presidente da Fundação Champalimaud, a Drª Leonor Beleza, assinaram o documento que formalmente reforça laços já existentes.

Com o objetivo de potenciar as capacidades científicas, pedagógicas e assistenciais de ambas as instituições, o acordo pretende espelhar um quadro de cooperação e ajudas mútuas entre áreas clínicas que possam participar no ensino médico e pós-graduado, áreas de investigação com núcleos conjuntos, promovendo sempre a formação profissional e pedagógica das partes.

Visivelmente agradados com a celebração do acordo, os dois representantes máximos das Instituições não quiseram deixar de dizer algumas palavras pessoais.

“Quero agradecer em nome da Faculdade termos chegado a este momento. Este tipo de afiliações e estreitamento das relações com a Fundação Champalimaud são muito importantes para nós, por aquilo que ela representa, sendo uma das Instituições mais visíveis e com maior produção na área científica, para além de outras. É um dia feliz para ambos, para estas duas Instituições portuguesas, reforçando a Portugalidade na ciência, na investigação, no ensino e na formação universitária. É neste tipo de acordos que podemos trabalhar mais em prol de quem representamos e para quem trabalhamos”.
Fausto J. Pinto

“Para a Fundação Champalimaud este é um momento importante da nossa inserção no meio científico português e no meio clínico. É o relacionamento com uma das unidades académicas mais importantes do país e vemos a assinatura deste protocolo como um reforço de cooperações que já existiram no passado e que têm existido. A Fundação Champalimaud manifesta o reconhecimento ao Professor Fausto Pinto pela abertura com que tem vindo a receber propostas nossas para que possamos, do nosso lado, também prestar os melhores cuidados de saúde e fazer a melhor investigação possível. Esta assinatura é a afixação solene dos termos em que esta colaboração tem vindo a insistir e que pode continuar no futuro”.
Dra. Leonor Beleza

A data de 16 de maio inicia assim o primeiro dia de um percurso que se deseja ser longo e duradouro.

 

Copyright 2019 | Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa |