• pt
  • en

 Promocional TSF

Formulário de Inscrição na Conferência Minuto Azul

 

 

 

Minuto Azul – Healthy Food on the Radio

Comunicação em Saúde

Conta HOJE com a participação especial de Fausto Pinto, Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Presidente da Sociedade Europeia de Cardiologia. A equipa que organiza cientificamente o Programa, Prof. Doutor José Pereira Miguel, diretor do Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública, da FMUL agradece esta colaboração especial.”

Hortofruticolas ajudam a crescer de forma saudável

 

Subtemas a abordar na TSF RÁDIO NOTÍCIAS

(Consultar os PODCASTS do Minuto Azul já emitidos)

Entrevista Minuto Azul (RTP)

 

QUESTIONÁRIO – MINUTO AZUL – Healthy Food on the Radio
AVALIAÇÃO DE SESSÕES DE EDUTAINMENT – pelos pais e professores.

 

Projeto nacional de prevenção da obesidade infantil tem lugar em Viseu

Apresentação pública teve lugar no dia 11/Out, pelas 16 horas, na Escola Básica de São Salvador

No dia 11 de outubro, pelas 16 horas, na Escola Básica de São Salvador, foi feita a apresentação de um projeto nacional de Comunicação em Saúde (pública), com educação e entretenimento para a alimentação saudável e de prevenção contra a obesidade infantil.

A iniciativa, de âmbito nacional, apresenta caraterísticas inovadoras e terá a sua realização nas escolas básicas do concelho de Viseu, tendo crianças e professores como primeiros públicos-alvo.

O projeto, designado de “Minuto Azul – Healthy Food on The Radio”, é promovido pelo Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (que concedeu o PATROCÍNIO CIENTÍFICO – avaliação de resultados, na Reunião do Conselho Científico 19/10, sob proposta do Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa), em parceria com o Município de Viseu, e conta com o apoio institucional dos Ministérios da Saúde e da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural e o ALTO PATROCÍNIO DE SUA EXCELÊNCIA O PRESIDENTE DA REPÚBLICA.

Participaram na apresentação pública o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, a coordenadora do projeto, Isabel de Santiago, o Diretor Geral de Saúde, Francisco George, e o Administrador da TSF, Vítor Ribeiro.

A obesidade infantil é um dos mais sérios desafios de saúde pública do século XXI, tendo atingindo atualmente proporções epidémicas. Presentemente, constitui a doença pediátrica com maior prevalência a nível mundial e apresenta indicadores preocupantes em Portugal.

A PRIMEIRA VEZ EM PORTUGAL: O “MINUTO AZUL – Healthy Food on the TSF – Rádio Notícias” é um projeto de comunicação em Saúde de autoria do Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, numa parceria com o Município de Viseu, com a TSF. COM E PARA CRIANÇAS.

DEPOIS DE CAPACITADAS, passam as mensagens chave, de forma simplificada, através de metodologia KISS.

Trata-se de uma causa Nacional de Promoção da Saúde e Prevenção da Doença (Obesidade Infantil), com base nos 3 indicadores de Obesidade do Estudo COSI Portugal, de autoria da Investigadora Ana Rito.

A evidência científica ao serviço da comunidade. Na FMUL: investigamos, ensinamos e intervimos. Este é o exemplo (um entre muitos) de intervenções preventivas através de Comunicação em Saúde, verdadeira Função Essencial da Saúde Pública. www.who.int.

Conta com os apoios de:

􀀀Ministério da Saúde

E do Ministério da Agricultura

E o ALTO PATROCÍNIO de Sua Excelência O Presidente da República.

presidencia

Copyright 2017 | Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa |