• en
  • pt

Projetar a FMUL: O impacto da Afiliação Institucional 

Em 26 Setembro 2018 / Uncategorized @en

A uniformização da afiliação institucional é fundamental na visibilidade da produção, avaliação e reconhecimento do trabalho científico desenvolvido pela Faculdade de Medicina da Universidade Lisboa.

Todos os docentes e investigadores da FMUL devem garantir nas suas publicações a indicação correta da sua afiliação, conforme o Guia de Normas de Afiliação da FMUL (Despacho do Diretor 9-2017 de 13 de fevereiro). Este guia foi elaborado tendo por base as Normas para Afiliação dos Autores da Universidade de Lisboa, de 22 de dezembro de 2015, e o Despacho Reitoral n.º 235/2016, de 7 de janeiro de 2016.

De 2013 a 2017 registou-se um aumento significativo das publicações em que docentes e investigadores da FMUL afiliaram corretamente cumprindo as normas, nomeadamente, a partir de 2016, após publicação do Despacho Reitoral. No ano de 2017 e após Despacho do Diretor, em cerca de 73% das publicações a afiliação está de acordo com as normas.

É esta a tendência que a FMUL pretende manter rumo à projeção nacional e internacional da Faculdade. Para tal, todos os docentes e investigadores da FMUL deverão continuar a indicar corretamente a sua afiliação nas suas publicações. Uma correta afiliação deverá fazer referência, sempre da mesma forma, à Universidade de Lisboa, à Faculdade de Medicina, bem como ao respetivo Centro, Departamento, Laboratório, Instituto e/ou Unidade do docente/investigador.

A avaliação da produção científica é um indicador de grande impacto para investigadores e instituições, concorrendo para o posicionamento nos rankings nacionais e internacionais e para a dotação orçamental atribuída às Instituições de Ensino Superior.

Uniformizar a afiliação institucional é projetar a FMUL!

Área de Biblioteca e Informação | Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade

Copyright 2018 | Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa |