Professor Bruno Silva-Santos recebe Prémio Janssen

Em 15 Maio 2018 / Histórico

Os prémios Janssen foram entregues dia 9 de maio, num valor total de € 60 mil e com foco principal nas áreas da imunoterapia, neurociências e infeciologia.

O Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Bruno Silva-Santos, e a sua equipa do iMM João Lobo Antunes, recebeu o primeiro prémio no valor de 30 mil euros, com o trabalho “Tumor-associated neutrophils suppress pro-tumoral IL-17+ γδ T cells through induction of oxidative stress”. Esta investigação descobriu um grupo de Linfócitos T que podem dificultar as defesas do organismo contra o cancro, ainda assim, estas células podem ser travadas, neutralizando o seu efeito negativo.

O segundo prémio, no valor de 20 mil euros, foi para o Centro de Investigação Biomédica da Universidade do Algarve e da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, sobre a obesidade e doenças metabólicas.

Sobre a bactéria da tuberculose, foi o tema do terceiro prémio, desenvolvido pelo Instituto de Investigação do Medicamento (iMed.ULisboa) da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, no valor de € 10 mil.

Pela qualidade das investigações sem causa foram ainda destacadas quatro menções honrosas.

A presidir à Comissão de Avaliação do Prémio Janssen Inovação esteve o antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, e uma ilustre lista de jurados composta por: António Araújo, diretor do Serviço de Oncologia Médica no Centro Hospitalar do Porto; Catarina Resende de Oliveira, coordenadora do Consórcio CNC.IBILI; João Eurico da Fonseca, diretor da Unidade de Investigação em Reumatologia do IMM João Lobo Antunes; Prof. Doutor Rui Baptistaprofessor assistente convidado de Cardiologia na FMUC; José Azevedo Pereira, professor auxiliar com agregação, FFUL; Alexandre Castro Caldas, diretor do Instituto de Ciências da Saúde da UCP; José Antunes, diretor médico da Janssen Portugal.

Esta é já a 2ª edição de prémios e acontece de dois em dois anos.