Prof. Francisco Antunes comenta taxa de incidência de covid-19 nos profissionais de saúde
Share

A Ordem dos Médicos apresentou os resultados preliminares do estudo sobre a prevalência da Covid-19 em Portugal, revelando que a taxa de infetados entre os profissionais de saúde é mais elevada no norte do país e ainda que 20% dos profissionais não tinham acesso a proteção adequada.

Os primeiros resultados indicaram que “3% de 1800 profissionais de saúde testaram positivo”, tendo-se verificado falta de proteção adequada em 20% dos casos.

Na análise aos números deste estudo (aqui sob consulta), o Professor Francisco Antunes destacou que os casos de infeção nos profissionais de saúde tiveram origem assintomática, reiterando que é nestes casos que reside “o problema” da atual pandemia, declarando que estes dados “não só têm a ver com a proteção individual dos profissionais de saúde, mas também com a proteção dos doentes”.

No âmbito da investigação sobre a prevalência da Covid-19 em Portugal, a Ordem dos Médicos está a desenvolver ainda um terceiro estudo que pretende avaliar a imunidade humoral de 600 pessoas infetadas.

Saiba mais detalhes com a notícia emitida pela SIC, para ver na íntegra aqui.