O OSCE como ferramenta de avaliação de alunos e internos | 27 NOV

Em 24 Novembro 2017 / Histórico

Caros Colegas

Geoff Norman vencedor em 2008 do Prémio Mundial de Investigação em Educação Médica do  Karolinska Institutet, em 2002 designou o OSCE como o ‘gold standard for clinical assessment acrescentando  que ‘the objective structured clinical examination, with its multiple samples of performance, has come to dominate performance assessment’.

O valor do OSCE, introduzido por Harden e al. em 1975,  enquanto instrumento de avaliação de competências na pré e pós graduação é hoje aceite universalmente. Se a sua expansão, cerca de 2000 estudos publicados, não é maior tal deve-se às dificuldades inerentes à implementação deste exame de alta complexidade.

Achou o DEM  que seria útil organizar uma sessão para partilhar com docentes e discentes dois livros publicados em 2016 para apoiar a sua implementação ‘The definitive guide of the OSCE. The objective Structured Clinical Examination as a Performance assessment’ (Ronald Harden, Pat Lilley e Madalena Patricio) e preparação dos alunos para este exame ‘Competências Clínicas Práticas e preparação para o OSCE’ (Luis Castelo-Branco).

A sessão  vai ter lugar no dia 27 de Novembro (segunda-feira) no Grande Auditório ‘João Lobo Antunes’, no Edifício Egas Moniz , das 11.00 às 13.00 horas

Se for do seu interesse, reserve desde já esta data na sua agenda.

Contamos consigo!

click the edit button to change this text.