Novo estudo português mostra a eficácia dos anticorpos contra SARS-CoV-2 até 7 meses após infeção.

Abstract do novo estudo

O novo estudo português, liderado pelo investigador Marc Veldhoen (Investigador Principal do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM) e por uma equipa interdisciplinar de médicos e investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) e do Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST) mostra que os anticorpos contra o vírus SARS- CoV-2 são detetados até sete meses após a infeção, em 90% dos indivíduos analisados.

O estudo Seroprevalence of anti‐SARS‐CoV‐2 antibodies in COVID‐19 patients and healthy volunteers up to six months post disease onset publicado na revista científica European Journal of Immunology*, mostra também que a gravidade da doença, e não a idade, influencia os níveis de anticorpos produzidos.

A equipa de investigadores avaliou ainda a função destes anticorpos, no que diz respeito à sua capacidade de neutralizarem o vírus SARS- CoV-2, em doentes e voluntários. Esta análise revelou que igualmente durante sete meses após a infeção, os anticorpos neutralizam o vírus.