Novo Curso na FMUL - Licenciatura em Ciências da Nutrição
Notícia de 11-5-2017   INFORMAÇÃO Logo que o processo seja viabilizado informaremos os demais interessados. Para tal remeta-nos um pedido de informação para comunicacao@medicina.ulisboa.pt . Obrigado.
  A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, de forma pioneira, apresenta a nova licenciatura em Ciências da Nutrição, já acreditada, em abril de 2017, pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. Esta nova oferta formativa resulta da ação conjunta de três faculdades da Universidade de Lisboa: A Faculdade de Medicina (promotora do projeto), a Faculdade de Motricidade Humana e a Faculdade de Farmácia, instituições de referência na área das Ciências da Saúde. Trata-se de um projeto único e inovador no âmbito das Ciências da Nutrição em Portugal, onde cada faculdade irá contribuir com o know-how específico e especializado nas áreas base da formação académica do Nutricionista. A particularidade de ser um ciclo de estudos ministrado na Faculdade de Medicina de Lisboa, instituição académica de reconhecido valor, dotada de recursos físicos e humanos fundamentais à formação em Ciências da Nutrição, com estreita ligação a um hospital universitário (Centro Hospitalar Lisboa Norte) bem como a um centro de investigação de renome internacional (Instituto Medicina Molecular), permite uma comunicação eficaz entre a ciência básica, a prática clínica e a investigação translacional, comparável aos grandes centros académicos mundiais. Tendo por base o Referencial para a formação académica do nutricionista em Portugal, da Ordem dos Nutricionistas, e por forma a ser compatível com a estrutura de formação académica na Europa, o plano de estudos apresenta 240 ECTS, com duração de 4 anos e 8 semestres académicos, sendo o último destinado exclusivamente à realização de estágio na área específica das ciências da nutrição. As características subjacentes a esta oferta formativa permitem desenvolver uma formação consistente, de base sólida e completa, com interesse particular num ensino apoiado na prática e investigação científica. Ao longo da formação são asseguradas as competências base das três principais áreas de especialidade do nutricionista: Nutrição Clínica, Nutrição Comunitária e Saúde Pública e Alimentação Coletiva e Restauração, mas também desenvolver competências relacionadas com as exigências da sociedade atual, nomeadamente na área do desporto, indústria e desenvolvimento alimentar, marketing alimentar e nutricional, bem como investigação e ensino. As competências desenvolvidas permitirão a construção de um nutricionista de excelência, apto a desenvolver a sua atividade em várias áreas de atuação profissional, em locais como: centros de saúde, hospitais, clínicas, empresas de alimentação coletiva, autarquias, instituições particulares de solidariedade social, farmácias, clubes ou empresas desportivas e recreativas, indústria alimentar, produção alimentar, entidades formativas e de investigação, entre outras. Em breve será disponibilizada mais informação relativa às condições de acesso a este novo curso.