Notícias do Pedagógico
Notícias do Pedagógico NOV|DEZ
Nº 65| NOV’16
CURIOSIDADES
ATRIBUIÇÃO DO PRÉMIO DE MÉRITO PEDAGÓGICO
O Conselho Pedagógico tem o prazer de anunciar que
o Prémio de Mérito Pedagógico Professor Doutor J. Gomes-Pedro 2015-2016
foi atribuído hoje, durante o evento
Dia da Pedagogia e Educação Médica, ao Prof. Óscar Proença Dias.
Este prémio destina-se a contemplar o Docente,
ou grupo de Docentes, que se constitua como uma equipa pedagógica
num dado projeto, que mais se tenha destacado
no ano letivo transato, pelo seu contributo para a
melhoria da Educação Médica na FMUL.
***
Nº 66| NOV’16
CURIOSIDADES
MANUAL DA PEDAGOGIA
Já conhece o Manual da Pedagogia da FMUL?
Em breve irá receber uma cópia impressa do
Manual da Pedagogia da Faculdade de Medicina
da Universidade de Lisboa.
O Manual da Pedagogia é uma iniciativa do Conselho Pedagógico,
concebida como uma forma de sensibilizar todos os
Docentes para alguns temas considerados relevantes
na área da Educação Médica. Este Manual resulta do
trabalho de um conjunto de Docentes e Discentes da FMUL,
coordenado pelo Conselho Pedagógico, com o apoio científico
do DEM e o patrocínio da Direção da Faculdade.
Quando ler, não deixe de nos transmitir o seu feedback.
***
Nº 67| DEZ’16
CURIOSIDADES
STUDENT SELECTED COMPONENTS
Student Selected Components (SSCs)
representa atualmente uma nova e significante
abordagem em educação médica no Reino Unido.
Este método dá aos alunos a opção de escolher
tópicos de estudo e oportunidades nas áreas com
maior interesse pessoal para cada aluno. É já uma parte
integrante do currículo médico pré-graduado em algumas
Escolas Médicas, com contributos significativos
nos resultados de aprendizagem, nomeadamente no
que diz respeito ao desenvolvimento de capacidades
pessoais e profissionais, proporcionando ainda aos
alunos oportunidades para explorar as suas opções de carreira.
Existe alguma divergência de opiniões referentes ao
propósito, resultados, estruturação e avaliação do SSC.
Muitas escolas adotaram a sua própria perspetiva deste
método e criaram formas diferentes, mas muitas vezes
inovadoras de SSC.
No ARTIGO estão espelhadas as
experiências das Scottish Medical Schools
SSC Liason Group que praticam o SSC por
forma a promoverem uma educação médica de grande
qualidade, realçando algumas práticas comuns, desafios e
inovações e fornece uma lista de dicas e conselhos para
desenvolver e manter programas de Student Selected Components.
***
Nº 68| DEZ’16
OUTROS ASSUNTOS
MENSAGEM DE BOAS FESTAS
O Conselho Pedagógico deseja Boas Festas
a todos os Docentes da FMUL neste Natal,
assim como um Feliz e Próspero Ano Novo,
repleto de sucessos e conquistas.