Eventos
II Dia da Pegadogia e Educação Médica
Pelo segundo ano consecutivo, o Conselho Pedagógico da FMUL e a AEFML organizaram o Dia da Pedagogia e Educação Médica. Um evento que promoveu a reflexão e discussão sobre a atualidade do Ensino Médico em Portugal e os seus desafios futuros.
No dia 22 de outubro, realizou-se a I Formação de Formadores em Pedagogia Médica. Uma tarde dedicada à apresentação e discussão de temas relevantes, nomeadamente “Como Elaborar Bons Testes de Escolha Múltipla?”, “Aplicação Prática do OSCE”, “Ensino em Ambiente Crítico” e “Comunicação No Ensino: Segredos e Ferramentas”.
Esta iniciativa promoveu a educação médica disponibilizando ferramentas que visam a contínua formação e aprendizagem dos médicos assistentes desta instituição.
No dia 23, decorreu uma Conferência dedicada ao tema "Integridade Académica", debruçando-se sobre a problemática da fraude no curso de Medicina. A organização trouxe novas temáticas à discussão, dirigidas essencialmente à Inovação Pedagógica, incluindo novos métodos de ensino-aprendizagem, e também a Investigação no Ensino e as suas vantagens/desvantagens.
Um dos temas - SIMULAÇÃO BIOMÉDICA – contou com a apresentação do Dr.Luís Patrão, Coordenador Executivo do Laboratório de Competências da Universidade da Beira Interior, que apresentou o Laboratório, que se destina à vertente prática e ao desenvolvimento de competências não-técnicas nos vários cursos da faculdade e falou da importância da simulação.
Falou da importância dos alunos de medicina poderem utilizar algumas metodologias, em ambiente de simulação, antes de chegar ao doente.
O Dr. Hélder Coelho, Coordenador do Departamento de Informática da FCUL, falou do PAPEL DOS MOOC’S NO ENSINO MÉDICO, as suas vantagens e desvantagens. Os Massive Open Online Courses não substituem o ensino presencial, contudo, apresentam-se como um complemento.
Nesse mesmo dia, durante a tarde, decorreram as apresentações orais dos trabalhos desenvolvidos no âmbito da Pedagogia e Educação Médica, e houve lugar para os Small Working Groups, onde os participantes tiveram a oportunidade de debater entre pares um de 4 temas particulares.
Raquel Moreira
Equipa Editorial
news@medicina.ulisboa.pt
No dia 22 de outubro, realizou-se a I Formação de Formadores em Pedagogia Médica. Uma tarde dedicada à apresentação e discussão de temas relevantes, nomeadamente “Como Elaborar Bons Testes de Escolha Múltipla?”, “Aplicação Prática do OSCE”, “Ensino em Ambiente Crítico” e “Comunicação No Ensino: Segredos e Ferramentas”.
Esta iniciativa promoveu a educação médica disponibilizando ferramentas que visam a contínua formação e aprendizagem dos médicos assistentes desta instituição.
No dia 23, decorreu uma Conferência dedicada ao tema "Integridade Académica", debruçando-se sobre a problemática da fraude no curso de Medicina. A organização trouxe novas temáticas à discussão, dirigidas essencialmente à Inovação Pedagógica, incluindo novos métodos de ensino-aprendizagem, e também a Investigação no Ensino e as suas vantagens/desvantagens.
Um dos temas - SIMULAÇÃO BIOMÉDICA – contou com a apresentação do Dr.Luís Patrão, Coordenador Executivo do Laboratório de Competências da Universidade da Beira Interior, que apresentou o Laboratório, que se destina à vertente prática e ao desenvolvimento de competências não-técnicas nos vários cursos da faculdade e falou da importância da simulação.
Falou da importância dos alunos de medicina poderem utilizar algumas metodologias, em ambiente de simulação, antes de chegar ao doente.
O Dr. Hélder Coelho, Coordenador do Departamento de Informática da FCUL, falou do PAPEL DOS MOOC’S NO ENSINO MÉDICO, as suas vantagens e desvantagens. Os Massive Open Online Courses não substituem o ensino presencial, contudo, apresentam-se como um complemento.
Nesse mesmo dia, durante a tarde, decorreram as apresentações orais dos trabalhos desenvolvidos no âmbito da Pedagogia e Educação Médica, e houve lugar para os Small Working Groups, onde os participantes tiveram a oportunidade de debater entre pares um de 4 temas particulares.
Raquel Moreira
Equipa Editorial
news@medicina.ulisboa.pt