Investigação e Formação Avançada
IFA - Visão dos Serviços de Gestão Técnico-Administrativa
Paula Saraiva
psaraiva@fm.ul.pt
Chefe de Divisão do Instituto de Formação Avançada
+351217985107
O sistemático desenvolvimento científico e o progressivo avanço tecnológico verificados na área da Medicina e Ciências afins nas últimas décadas, tornam imprescindível a criação de novas infra-estruturas nas instituições médicas, que permitam aos profissionais de saúde desenvolver as suas competências profissionais e adequar a sua prática clínica a novos procedimentos e formas de actuação.
Neste contexto, a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) dando continuidade a uma política de formação pós-graduada, já sedimentada desde 1988/89 pelo Gabinete de Estudos Pós-graduados (GEPOG), fundou o Instituto de Formação Avançada (IFA), através da Deliberação nº 1496/2001 de 7 de Setembro, que aprovou a criação de um Programa de Formação Avançada na FMUL com a finalidade de desenvolver programas de formação pós-graduada e promover a aprendizagem contínua na prossecução da carreira académica e profissional de médicos, investigadores e outros profissionais da área da saúde.
O IFA, sob a Direcção do Senhor Prof. Doutor J. Fernandes e Fernandes é actualmente na orgânica da FMUL, uma estrutura de intervenção e desenvolvimento institucional, que tem por missão desenvolver e promover a Formação Pós-Graduada, através da gestão e organização de cursos conducentes a grau académico (Mestrados e Doutoramentos) e de cursos de Formação Contínua (de actualização e de aperfeiçoamento). Centra a sua área de actuação na instrução, planeamento, e acompanhamento dos processos pedagógicos; na gestão financeira, técnico-administrativa e apoio logístico, bem como no desenvolvimento de planos de comunicação interna e externa para divulgação das suas actividades e promoção dos cursos, contribuindo com rigor e eficiência, para o desenvolvimento científico e académico, de todos os profissionais ligados à área da saúde que queiram aperfeiçoar ao longo da vida as suas competências.
No presente, o IFA centraliza as suas principais actividades ao nível da gestão do Gabinete de Mestrados e Doutoramentos (GMD) e do Gabinete de Formação Contínua (GFC), onde chama a si toda a responsabilidade de organização dos cursos de Mestrado, Doutoramento e de Formação Contínua, num processo integrado e abrangente de gestão, que começa na fase inicial da criação dos cursos (designada fase de instrução dos processos), onde são elaboradas em sintonia com os coordenadores dos cursos, as propostas para aprovação pelo Conselho Científico (e no caso dos cursos de Mestrado e Doutoramento se dá seguimento para a aprovação da deliberação pela Reitoria/Senado/Direcção Geral do Ensino Superior) até às fases de planeamento, divulgação, acompanhamento de processos de alunos e docentes e culminando na fase final de conclusão dos cursos, preparação das defesas das teses e emissão de certificados de frequência.
A adequação a Bolonha (pelo Decreto-lei nº 74/2006 de 24 de Março agora republicado pelo Decreto-lei 107/2008 de 25 de Junho) trouxe também no último ano um esforço adicional da equipa do IFA, no sentido de se proceder à instrução de processos referentes à reorganização e adaptação dos ciclos de estudos (2º e 3º ciclo) conforme as novas normas impostas por Bolonha. Foram igualmente criados no corrente ano, o Programa Doutoral em Neurociências e o Programa Doutoral de Doenças Metabólicas e Comportamento Alimentar) e foi dado ainda um contributo do IFA, ao apoio logístico do Programa Gulbenkian de Formação Médica Avançada.
Para o corrente ano lectivo de 2008/2009 o Gabinete de Mestrados e Doutoramentos (GMD) terá a seu cargo a gestão de 20 Cursos de Mestrado (dos quais 9 são novas edições e/ou reedições iniciadas em Outubro de 2008) num total de 635 alunos:
Relativamente aos Doutoramentos, o GMD será responsável no ano lectivo 2008/2009 pela gestão dos Programas Doutorais em Neurociências e em Doenças Metabólicas e Comportamento Alimentar (que conta com a frequência de 13 alunos), com a possibilidade de frequência nas três valências: Pós-graduação, Mestrado e Doutoramento, gerindo igualmente cursos de Doutoramento sem Programa Curricular disponíveis em três ramos: Medicina, Ciências Biomédicas e Ciências e Tecnologias da Saúde. Actualmente frequentam cursos de Doutoramento sem Programa Curricular 142 alunos distribuídos pelas seguintes áreas:
O Gabinete de Formação Contínua (GFC) organizou e programou para o ano de 2008 20 Cursos de Formação Contínua num total de 648,5 horas, nas variantes de cursos de actualização e aperfeiçoamento, workshops e seminários, tendo participado 596 formandos até Novembro de 2008.
Realizar-se-ão ainda até ao final do ano de 2008 os seguintes cursos :
• Workshop de Introdução à Plataforma "R"
• Curso Pós-Graduado de Actualização em Tuberculose e Infeccção por VIH
• Curso Pós-Graduado de Aperfeiçoamento Espaço-Projecto: Abordagem Prática à Investigação Epidemiológica.
Quanto à perspectiva de evolução do IFA no futuro, gostariamos de terminar com a perspectiva pessoal, as expectivas e motivações da equipa que diariamente contribui com o seu trabalho para que o IFA se desenvolva e cumpra a sua missão de ajudar a formar melhores profissionais na área da Saúde:
A VISÃO DO FUTURO DO IFA PELA EQUIPA
“O Instituto de Formação Avançada tem uma longa e variada experiência ao serviço dos alunos de formação Pós-Graduada, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Toda esta experiência adquirida e todo o esforço da nossa equipa, bem com as nossas competências individuais, permitem-nos assumir um compromisso com a qualidade para fazer face aos desafios futuros:
Inovarmos, Fortalecer-nos e Adaptarmo-nos.”
(Patrícia Marçal)
“O Gabinete de Formação Contínua (GFC) é um dos Gabinetes do Instituto de Formação Avançada, que tem como objectivo assegurar o planeamento, o acompanhamento administrativo e a gestão processual dos cursos pós-graduados não conducentes a grau académico.
Além dos Cursos Pós-Graduados é também solicitado ao GFC o acompanhamento administrativo de outras actividades como Wokshops, Congressos, Simpósios e Jornadas.
De acordo com o Processo de Bolonha, é importante repensar a organização administrativa, pedagógica e científica dos cursos do Gabinete de Formação Contínua.” (Dora Ramos)
“O Instituto de Formação Avançada da FMUL é uma infra-estrutura de ensino com um papel necessário e relevante com bastante interesse para o futuro académico e profissional dos alunos e profissionais de saúde.
Com a adaptação do Processo de Bolonha, a Pós-Graduação desempenha um grande desafio no futuro da formação contínua.
Por isso, a necessidade de criar uma maior diversidade de cursos com capacidade de dinamismo e de atingir a atenção do público alvo.”
(Carla Guiomar)
“A criação duma estrutura de carácter administrativo que assegurasse e potenciasse o funcionamento da Formação Avançada da FMUL foi uma aposta ganha em 2002.
O amadurecimento humano, técnico e administrativo a par das alterações estratégica / estruturais, como foi o processo de Bolonha constituíram-se como elementos centrais.
O IFA deve, no futuro, promover a sua missão e visão estratégica dentro da FMUL no sentido da criação de valor, quer do ponto de vista académico, quer do ponto de vista da ciência, tecnologia e inovação”. (António Santos)
“Numa perspectiva futura destacaria 3 grandes pontos que se apresentam essenciais para o melhor contributo do IFA, como parte importante da formação pós-graduada na FMUL: O aumento dos cursos de pós-graduação, nomeadamente 2º e 3º ciclos (mestrados e programas doutorais); garantir e apostar na qualidade dos mesmos; e reforçar a estrutura de apoio técnico/administrativo, permitindo prestar um serviço com maior eficácia e eficiência aos docentes e alunos.” (Maria João Paulo)
“O IFA desempenha um papel catalizador na descoberta e fortalecimento das capacidades próprias da investigação e do desenvolvimento do conhecimento na medicina, ciências da saúde, ciências do comportamento e ciências biomédicas.
Assumimos no contexto da instituição um papel fundamental para o desenvolvimento do ensino, da ciência e contribuímos para a melhoria continua dos profissionais que aqui adquirem formação.
É gratificante fazer parte deste processo e acompanhar a evolução e crescimento académico e profissional de tantos alunos, que por cá têm passado.
Um longo caminho foi percorrido, onde todos aprendemos, preconizando a nossa missão, a aprendizagem deve ser continua.
Estamos neste momento a atravessar os desafios impostos pelo processo de Bolonha, pela exigência do conhecimento, pela emergência diária de novas tecnologias que nos obrigam diariamente a reinventar-nos e a adaptar.
Este é para mim o grande desafio e a missão de futuro do IFA, consolidar, adaptar, inovar, crescer....”
(Antónia Ferreira)
“ O IFA é no meu projecto pessoal e profissional de vida um ponto de viragem. Uma mudança na qual quero apostar porque gosto de desafios que incluam inovação, criatividade e aprendizagem constante e este é um projecto onde terão que ser postas a render todas essas valências no seu processo natural de evolução, fruto das mudanças impostas por Bolonha. Penso que o desafio vai ser ganho. Em primeiro lugar porque acredito nas pessoas que fazem parte da equipa e que caminham comigo neste projecto de mudança, pois a sua experiência aliada ao empenhamento e ao alto nível de profissionalismo que possuem são peças fundamentais desta vitória.
Em segundo lugar, considero que o IFA enfrentando os desafios do Processo de Bolonha, tem agora uma oportunidade única na sua história de crescer e amadurecer todas as suas potencialidades desenvolvidas nos últimos anos, tornando-se numa pedra angular entre a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa como centro académico do saber, os alunos que apostam na aprendizagem ao longo da vida e o conhecimento científico e tecnológico emergente e em constante mutação na sociedade da informação.
O IFA contribuirá decerto com a sua actuação, dinamismo e inovação de metodologias e processos, para o atingir de padrões elevados de qualidade na oferta futura de cursos de formação avançada, aliando à qualidade científica dos conteúdos, uma prestação de serviços integrados e centralizados.
Valorizar-se-á o trabalho em parceria com docentes e instituições congéneres para o planeamento de novos cursos, o apoio personalizado a cada aluno na simplificação de processos burocráticos e optimização de procedimentos, o recursos a meios tecnológicos e metodologias de e-learning como reforço dos meios de comunicação interna e externa e o apoio documental e bibliográfico no auxílio à estruturação dos trabalhos científicos.
A minha visão para o IFA num futuro que vislumbro próximo, é a de que seja no panorama do ensino médico-científico nacional, um Instituto de Formação Avançada de referência, planeando, organizando e gerindo cursos de formação pós-graduada de alta qualidade, assessorado por uma equipa dinâmica e motivada que contribuirá com profissionalismo e experiência para o atingir da excelência ”.(Paula Saraiva)