Beyond MEd é um congresso que se debruça perante a realidade da Medicina e da Educação Médica na atualidade, com o intuito de ir mais além e proporcionar a todos os participantes um “crescimento pessoal, social e científico”.
A 9ª edição decorre de 2 a 4 de novembro e, por isso, queremos apresentar-lhe a equipa que se une para preparar o congresso e as razões pelas quais não pode faltar à edição deste ano.
O que destacam como os pontos mais altos desta Sessão?
Beyond MEd: Pretendemos tornar esta 9ª Edição de todos os estudantes, docentes, investigadores e médicos, intervenientes fundamentais na Educação Médica nacional. Centrando o congresso em temas relativos à realidade Portuguesa e nas problemáticas mais prementes da atualidade, acreditamos que o que mais destaca esta Edição é a proximidade dos temas que vão ser tratados, presentes no quotidiano de todos, e a promoção espaços de discussão como mesas redondas e Keynote conduzidas por peritos, assim como um debate sobre o “Futuro do SNS”. Outro ponto a destacar é a panóplia de Workshops cuidadosamente idealizados para contribuírem de forma inovadora para o crescimento pessoal e profissional dos nossos Estudantes (no presente) e clínicos (no futuro), bem como dos nossos docentes, para que desempenhem um papel ativo no desenvolvimento científico e na Formação Médica ao longo da vida.
Nesta Edição do Beyond MEd pretendemos incluir atividades de convívio acessíveis a qualquer participante. Estes eventos não apresentam qualquer custo, tal como todo o congresso, uma vez que o intuito é envolver o máximo de intervenientes possível em todos os momentos da 9ª Edição do Beyond MEd.
Qual a razão de termos este evento anualmente? E por que razão pedem tanto a participação de alunos, mas também de docentes?
Beyond MEd: Este congresso assume um papel fundamental no crescimento pessoal, social e científico de qualquer estudante de uma Escola Médica. A 9.ª Edição redireciona o foco na Pedagogia simplesmente durante os seis anos para uma maior discussão sobre a Formação Médica ao longo da vida, antes, durante e após o curso de Medicina Todos os anos, pretende incentivar a partilha e confronto de diferentes pontos de vista sobre como melhorar o ensino e aprendizagem. Para além do debate através de mesas-redondas e confrontos de ideias, o congresso também procura enriquecer a capacidade educativa dos participantes através de palestras e Workshops pensados para Discentes e Docentes em separado e em conjunto. Como a Educação e a sua evolução depende intrinsecamente destes dois grupos intervenientes, o Beyond MEd procura uni-los a discutir tópicos que habitualmente não têm a oportunidade de explorar em conjunto.
Em vez de conversas de alunos e conversas de “tutores”, queremos dar oportunidade aos alunos de debater com os professores, propiciando um ambiente construtivo pela melhoria da Pedagogia na FMUL em concreto e na Comunidade Médica em geral.
Nos últimos dois anos houve um decréscimo de participantes. Qual foi a razão e o que vão fazer agora para marcar o ponto de viragem? Sentem que é uma dificuldade trazer temas pedagógicos de interesse para todos os intervenientes do público-alvo?
Beyond MEd: De facto, a adesão da participação aos projetos na FMUL tem vindo a diminuir de forma geral. Uma grande dificuldade sentida até aqui foi encontrar temas pedagógicos de interesse para todos os intervenientes do publico alvo. Além disso, acreditamos que o período pandémico nos afastou a todos da rotina presencial e dos eventos que nunca perdiam o seu lugar na agenda de qualquer membro da Comunidade Académica, como era o caso do Beyond MEd. A internacionalização do evento, embora tenha permitido uma maior diversidade na troca de experiências, também pode ter contribuído para diminuir a atratividade para os intervenientes mais próximos (FMUL e outras Faculdades Médicas Portuguesas) ...
Tendo estes pontos em conta, procurámos concentrar esta 9.ª Edição do Beyond MEd num congresso, em primeiro lugar, para os alunos da FMUL e das Faculdades Médicas Portuguesas, em formato 100% presencial e português, com eventos sociais variados e enriquecedores e com temas mais atuais, concretos e adaptados à nossa realidade, com os olhos postos no futuro e sobre a razão de estarmos aqui. Arriscamo-nos a afirmar constituir o programa mais inovador e interessante de qualquer edição. Se não despertar o interesse de todo e qualquer membro do CAML, nada o fará. Este acaba por ser o nosso mote durante o trabalho meticuloso de preparação deste momento de união na faculdade.
Este renovado Beyond MEd marcará pelo carinho, dedicação e entrega a esta Casa, porque só assim se faz mais e melhor pela Educação Médica, só assim se constroem melhores médicos.
O que falta fazer para termos uma Educação Médica mais consolidada quer para alunos como para professores?
Beyond MEd: A Educação Médica constitui um pilar dos sistemas de saúde e, consequentemente, contribui para a sua consolidação e melhoria. Como tal, está em constante evolução e nem sempre é fácil acompanhar a exponencialidade desta evolução.
Antes de respondermos diretamente à pergunta, gostaríamos de reforçar que consideramos que o caminho para consolidar esta vertente tem como pilar principal a participação e articulação conjunta de todos os intervenientes: alunos, professores, instituições de ensino/investigação e serviços de saúde.
Atualmente, retomamos um formato de Ensino de normalidade, reavivando a discussão de soluções a longo-prazo para a melhoria da Educação Médica, contrariamente à gestão corrente em período pandémico, em que o foco constituiu a gestão de recursos e soluções alternativas.
As tecnologias ganharam relevo e assumem, hoje, um papel preponderante para a qualidade do Ensino. Estas novidades vieram acentuar a necessidade de modernização e adaptação que se sente cada vez mais no Ensino Superior, em Geral, e no Ensino Médico, em particular. Recursos gravados, simulação clínica e plataformas de auxílio diagnóstico clínico são apenas alguns exemplos dos recursos desta nova geração tão ou mais importante é a articulação e o envolvimento de toda a comunidade académica na construção de currículos atualizados e constantemente otimizados de acordo com a mudança inevitável ao longo do tempo através de mecanismos de feedback por parte dos alunos, professores, clínicos, investigadores e demais profissionais envolvidos na Educação Médica. A escuta ativa, assim como a discussão constante e conjunta sobre como melhorar a Pedagogia é a chave para evitar a sua estagnação num mundo tão inovador como o da Educação Médica. A fomentação desta discussão é o objetivo central do Beyond MEd.
Conheça a equipa Beyond MEd
A equipa da 9.ª Edição do Beyond MEd destaca-se de todos os outros grupos de trabalho por incluir discentes e docentes a trabalhar em sinergia. É o único congresso de Educação Médica do país onde isto acontece. Organizamo-nos em 4 departamentos, sendo de destacar a missão comum de tornar o ensino na FMUL cada vez melhor.
Coordenação-Geral
Assegura que todos os preparativos para o congresso decorrem conforme o planeado e presta apoio aos demais departamentos, unindo e garantindo a coesão e a motivação da equipa.
Da esquerda para a direita: Ana Cidrais (Membro do Conselho Pedagógico da FMUL); Profª. Doutora Maria José Diógenes (Vice-Presidente do Conselho Pedagógico da FMUL); Francisca Henriques (Coordenadora do Departamento de Política Educativa e Educação Médica da Direção da AEFML)
Departamento Científico
Responsáveis pela idealização das linhas orientadoras e mensagens a transmitir ao longo de todo o congresso, este departamento procura definir o melhor formato e as temáticas mais prementes, garantindo a abordagem pelos melhores oradores e formadores nacionais.
Este ano procuraram inovar e desenvolver uma competição e um debate, que estiveram até agora guardados em segredo...
Da esquerda para a direita: João Leão Lopes; Ana Sofia Soares (Coordenadora); Inês Vaz Pato; Válter R. Fonseca, MD, PhD (Presidente da Comissão Científica); Pola Marchewczyk.
Departamento de Logística e Parcerias
Organiza logisticamente o evento, preparando os espaços presenciais e virtuais. Estabelece, ainda, as parcerias do congresso e gere as inscrições e a receção aos participantes, procurando garantir um bom momento de encontro para todos os membros desta Casa.
Da esquerda para a direita: Ryan Gouveia e Melo, MD (Co-coordenador); Mara Lima; Nuno Silva; Simão Ribeiro (Co-coordenador); Vanessa Lou Silva; Inês Fonseca.
Departamento de Imagem e Divulgação
Alguém tem uma ideia? O DID concretiza! Cria a imagem e outras formas de divulgação do congresso e assegura a sua partilha nas várias plataformas virtuais. Além disso, é responsável pela manutenção do site do congresso e pelo estabelecimento de parcerias de divulgação.
Da esquerda para a direita: Rita Bernardo; Rodrigo Bernardo (Co-coordenador); Joana Baião; Pedro Sousa; Tomás d’Elvas Leitão, MD (Co-coordenador);
O dia central do congresso
Mas não ficamos por aqui, no dia 3 de novembro, além dos workshops, integrado no III Fórum Saúde.com, iremos proporcionar aos nossos participantes um debate académico acerca do futuro do SNS, com a presença do antigo Primeiro-Ministro de Portugal, Prof e Professor Convidado do ISCSP. Doutor Pedro Passos Coelho e do economista e Prof…, Prof. Doutor Pedro Pita Barros. Contará com moderação do Diretor da Rádio Observador, Dr. José Manuel Fernandes.
E, de modo a terminar da melhor forma, no dia 4 de novembro realizar-se-á nossa Competição de Simulação, ferramenta indispensável na formação médica, pautada por maior treino e segurança.
Entre os dias 2 e 4 de novembro de 2022, contamos com a presença de todos os membros da comunidade, desde alunos, professores, clínicos e investigadores, no maior evento da nossa Faculdade. Alguém se atreve a perdê-lo?