Ministro do Ensino Superior, da Ciência e da Inovação de Cabo Verde visita CAML

MCV_1    MCV_2

No passado dia 18 de novembro, o Centro Académico de Medicina de Lisboa recebeu a visita do Prof. Doutor António Correia e Silva, Ministro do Ensino Superior, da Ciência e da Inovação de Cabo Verde (MESCI), que proferiu uma conferência com o título “Cabo Verde: os desafios da formação e investigação em ciências da vida e da saúde num micro-estado arquipelágico em transição demográfica, epidemiológica e de modelo de desenvolvimento”.

O Professor António Correia e Silva foi o primeiro Reitor da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), tendo sido também Presidente da Comissão Nacional que esteve envolvida na sua instalação, contribuindo assim para o desenvolvimento do ensino superior neste país.

A visita do Ministro do Ensino Superior de Cabo Verde a Portugal teve como objetivo estreitar relações com o Centro Académico de Medicina de Lisboa e conhecer o modo de funcionamento de um hospital universitário com uma grande componente de investigação. O curso de medicina em Cabo Verde iniciou-se este ano e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa disponibiliza-se a ser parceira nesta fase de crescimento e desenvolvimento do curso.

MCV_3   MCV_4

Na apresentação, o Professor António Correia e Silva referiu a importância que o ensino superior tem na sociedade cabo-verdiana. Presentemente é uma realidade bem assente e constitui um dos vetores principais na afirmação do capital humano e na promoção da economia do conhecimento.

O Estado e as famílias acreditam no ensino superior como instrumento de desenvolvimento económico e social e é nesta perspectiva que, na última década e meia, se verificou um crescimento substancial, tanto de alunos como de ofertas formativas e instituições do ensino superior, fazendo de Cabo Verde um dos países com a maior taxa bruta de frequência do ensino superior na África Subsariana.

Se é certo que a significativa taxa de frequência do ensino superior constitui motivo de regozijo, ela não deixa de encerrar um conjunto de preocupações e questões que merecem a atenção de toda a sociedade cabo-verdiana e, particularmente, dos atores públicos e privados implicados no processo.

O curso de medicina, que se encontra numa fase muito inicial, constitui um exemplo de como é importante a aposta no ensino superior. O objetivo é formar médicos e articular conhecimento com o exterior, crescendo e desenvolvendo experiências que possam ajudar o país a crescer.

O evento, que decorreu na Aula Magna da FMUL, contou com a presença da Embaixadora de Cabo Verde em Portugal e com outras personalidades convidadas.

Raquel Moreira
Equipa Editorial