• en
  • pt

A FORMAÇÃO PROFISSIONAL na FMUL

A formação profissional que visa a valorização profissional, aperfeiçoamento de competências e novas aprendizagens tem sido uma aposta da Direção da Faculdade de Medicina.

A eficácia e eficiência dependem de recursos qualificados e treinados nas várias ferramentas necessárias a um serviço público de qualidade.

Neste espaço pretende-se divulgar oferta formativa com pertinência para a Missão e Visão da FMUL, capaz de dotar os colaboradores não docentes das competências iniciais e continuadas para um bom desempenho profissional.

Contatos/Esclarecimento de Dúvidas:
Nucleo de Recursos Humanos/Formação
formacaofmul@medicina.ulisboa.pt
Ext: 44151 / 21 7985102

 

Formacao INA - FORMACAO PROFISSIONAL

Programa de Formação INA 2018 já se encontra disponível e apresenta uma nova estruturação orientada por áreas de competências, em consonância com as políticas de desenvolvimento e inovação para a Administração Pública.

Edições a iniciar

Consultar

Programa de Formação 2018

Consultar

 

São 159 cursos estruturados em 5 áreas de competências:

  • Competências de Boa Governação
  • Competências Comportamentais e Organizacionais
  • Competências Técnico-instrumentais
  • Competências Digitais
  • Competências para início de Funções (Formação Inicial)

 

Em destaque estão áreas estratégicas como:

  • O Regulamento Geral da Proteção de Dados (RGPD)
  • O Código dos Contratos Públicos (CCP)
  • O Sistema de Normalização Contabilística na Administração Pública (SNC-AP)
  • A formação em competências digitais em alinhamento com a Iniciativa Nacional para as Competências Digitais (INCoDe2030).

 


Formacao ServicosCentrais - FORMACAO PROFISSIONAL

2018 – Ações de formação disponíveis

REGULAMENTOS e FORMULÁRIOS

A formação profissional tem como objetivos (DL 50/98 de 11 de Março) contribuir para a eficácia e a qualidade dos serviços e melhorar o desempenho profissional dos funcionários, fomentando a sua criatividade, a inovação, o espírito de iniciativa, o espírito crítico e a qualidade.

A um nível mais específico, a formação profissional contínua visa promover a atualização e a valorização pessoal e profissional dos trabalhadores, em consonância com as políticas de desenvolvimento, inovação e mudança da Administração Pública, tendo como um dos seus princípios fundamentais o conceito de “Utilidade Funcional”, ou seja basear-se nas necessidades do serviço público e da sua gestão, na politica de qualidade do pessoal e de emprego público, nas necessidades de caráter organizativo e nas aspirações de desenvolvimento sócio-profissional dos respetivos funcionários e agentes.

No que se refere à Faculdade de Medicina, a formação do pessoal não docente tem sido um objetivo estratégico nos últimos anos. Consideramos que a formação, como complemento ao desenvolvimento no posto de trabalho e auto-aprendizagem, é uma ferramenta indispensável à melhoria e desenvolvimento contínuo.

Consulte Aqui:
Regulamento da Formação

Pedido de Inscrição em Formação Profissional

RELATÓRIOS de FORMAÇÃO

Os relatórios apresentados têm por objectivo analisar a execução das ações de formação profissional, realizadas pelos colaboradores não docentes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL).

A sua elaboração teve por base, dados de gestão da formação, do Núcleo de Recursos Humanos do Departamento de Gestão Administrativa (DGA), os resultados da avaliação efetuada por inquérito por questionário, implementado pela equipa de Avaliação Interna e garantia de Qualidade do Gabinete de Apoio aos Órgãos de Governo (GAOG) e ainda elementos relativos ao contexto nacional, provenientes da Direção Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP).

Relatório Formação Profissional 2009

Relatório Formação Profissional 2010

Relatório Formação Profissional 2011

Relatório Formação Profissional 2012

Copyright 2018 | Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa |