• en
  • pt

CANDIDATOS

Clique nas secções para expandir

Mestrado Integrado em Medicina

Bem vindo ao Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL)!

  • Somos uma Escola que honra o passado e constrói o futuro;
  • Integramos a maior Universidade do País;
  • Estamos inseridos num campus onde coexistem um hospital de referência (Centro Hospitalar Lisboa Norte) e um setor de investigação fundamental (Instituto de Medicina Molecular) que em conjunto com a FMUL constituem o Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML);
  • Preconizamos uma forma de ensino integrada, centrada no aluno, em que se considera fundamental o contacto precoce com a prática da Medicina através da realização de estágios em contexto hospitalar e de centro de saúde desde o 1.º ano;
  • O Estágio Clínico do 6.º ano é integralmente prático e realizado num vasto leque de instituições de saúde sendo, na generalidade, o rácio de um aluno para um tutor;
  • A partir do 4.º ano podes realizar uma parte do curso em mobilidade em instituições de ensino superior conceituadas com as quais a FMUL estabeleceu protocolo;
  • Dispomos de um corpo docente de renome e pessoal técnico-administrativo da maior competência que te ajudará ao longo do teu percurso académico na nossa instituição.

Aguardamos por ti no próximo ano letivo.

 


+ informações AQUI

Licencitura em Ciências da Nutrição

A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, de forma pioneira, apresenta para o ano letivo de 2018/2019 a oferta formativa de licenciatura em Ciências da Nutrição, cujo plano de estudos está acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Esta oferta formativa resulta da ação conjunta de três faculdades da Universidade de Lisboa: A Faculdade de Medicina (promotora do projeto), a Faculdade de Motricidade Humana e a Faculdade de Farmácia, instituições de referência na área das Ciências da Saúde. Trata-se de um projeto único e inovador no âmbito das Ciências da Nutrição em Portugal, onde cada faculdade irá contribuir com o know-how específico e especializado nas áreas base de formação académica do Nutricionista.

….

 


+ informações AQUI

Formação Avançada

Bem-vindo à Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL).

A Formação Avançada na FMUL tem uma vasta oferta educacional que agrega a formação, a investigação e a prática assistencial potenciadas na integração no Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML).

Os programas existentes, Cursos de Especialização, Mestrado e Doutoramentos integram-se nos objetivos do CAML, que visam maximizar sinergias entre as três instituições e promover o desenvolvimento da dimensão académica e da qualificação da prática clínica, bem como a modernização e o desenvolvimento da investigação, da educação médica e da inovação das ciências da saúde na pós-graduação. Neste sentido, o CAML corresponde a um novo patamar no desenvolvimento e modernização do modelo histórico de escola médica, renovando o conceito de hospital universitário.

A instituição dispõe dos recursos e das sinergias para criar um ambiente atrativo e motivador para os médicos/investigadores e outros profissionais de saúde adquirirem formação e desenvolverem  os seus trabalhos finais.

Todos os Programas são constituídos por um corpo docente altamente qualificado nas várias áreas científicas da oferta formativa e pessoal técnico-administrativo com experiência e competência para acompanhar o percurso dos estudantes nas várias etapas do processo.

 


Mais informações aqui

Dia do Candidato

O curso de Medicina continua a merecer uma procura muito relevante e continuada dos melhores alunos do ensino secundário, não obstante as dificuldades reconhecidas e a exigência pessoal e profissional da formação médica. Por isso, é fundamental que a seleção das instituições pelos alunos seja uma escolha informada e refletida.

Desde o ano letivo de 2007/2008 a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) organiza um programa dedicado aos alunos do ensino secundário intitulado “Estudar Medicina na FMUL – Dia do Candidato”, um evento que suscita grande interesse por parte de alunos e docentes.

Todos os anos a Faculdade toma esta iniciativa, cujo objetivo é contribuir para o esclarecimento das potencialidades científicas, pedagógicas, culturais e sociais da FMUL e para transmitir aos candidatos uma perspetiva objetiva do nosso ensino, da profissão médica e da dimensão humana, ética e moral indispensáveis ao exercício da Medicina.

Pretende-se com esta iniciativa que os futuros candidatos à FMUL possam:

  • contactar e interagir com os futuros colegas, docentes, investigadores e colaboradores não docentes;
  • conhecer as instalações e vivências académicas;
  • ser esclarecido sobre os processos de admissão e plano de estudos da Faculdade Medicina da Universidade de Lisboa.

 


+ informações sobre o evento – aqui.

Mentoring

O Projeto Mentoring foi desenvolvido pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (AEFML) e conta com a parceria da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). Este projeto tem como visão principal uma integração eficaz dos novos alunos, no ambiente académico e social, através de um acompanhamento psicopedagógico minorando as eventuais dificuldades de adaptação decorrentes da transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior.

Tudo isto, através da aproximação dos novos alunos – os “ Mentorandos” – aos alunos de outros anos curriculares – os “Mentores”, contribuindo também para o enriquecimento pessoal dos participantes, potenciando as dinâmicas de networking entre todos.

 Alguns testemunhos:

O Mentoring em n.ºs:

 

+informações sobre o projeto – aqui.

+ info about the project – here.

Copyright 2018 | Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa |