• en
  • pt

Solvin’ It é um projeto de peer-teaching desenvolvido pela parceria Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). Este surgiu com o objetivo de complementar conteúdos lecionados em várias disciplinas que existem na nossa faculdade.

Este é um projeto que cresceu nos últimos anos e que, atualmente, se destaca a nível nacional, com a sua publicação na Ata Médica Portuguesa Student (mais informação aqui).

Neste projeto, os participantes têm a possibilidade de aprender num ambiente onde podem fazer questões, resolver as suas dúvidas e desenvolver o seu conhecimento de uma forma mais relaxada/informal.

As sessões formativas são preparadas e dinamizadas pelos Monitores Solvin’ It, alunos que frequentam anos curriculares mais avançados relativamente aos do público-alvo da sessão, devidamente validadas pelos Tutores.

Atualmente, a 4.ª edição do projeto, ocorrerá à semelhança dos anos anteriores, nos dois semestres e abordará diversas disciplinas como Anatomia, Bioquímica, Fisiologia, Microbiologia e Neuroanatomia.

Objetivos

O Projeto Solvin’ It tem como principais objetivos:

– Acrescentar ferramentas pedagógicas no ensino da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), num ambiente didático e informal;
– Melhorar a compreensão das temáticas abordadas;
– Motivar os alunos a atingir patamares de conhecimento cada vez mais elevados;
– Promover a dinâmica de ensino-aprendizagem entre pares – peer-teaching;
– Fomentar uma cultura pedagógica entre pares;
– Proporcionar aos alunos um primeiro contacto com a realidade da docência;
– Promover o espírito crítico e uma reflexão sobre ferramentas pedagógicas na promoção do ensino;
– Consolidar o conhecimento, simplificação e organização do mesmo, facilitando a compreensão entre os colegas mais novos;
– Aprofundar conhecimentos e promover a sua aplicação em novos contextos;
– Desenvolver competências de trabalho de grupo e apresentação oral.

Nesta 4.ª edição do Projeto Solvin’ It, reconhecida a grande importância e benefícios do peer-teaching, foi estabelecida uma parceria entre a AEFML e a FMUL. Esta parceria permitiu a atribuição de uma bolsa a um aluno e a existência de um novo espaço de atendimento presencial, que permite o esclarecimento de dúvidas e resolução de questões relacionadas diretamente com o Projeto.

 

Atendimento Solvin’ It

Existe agora um local “Atendimento Solvin’ It” onde os alunos se poderão dirigir para o esclarecimento de quaisquer dúvidas.

Posso ir à sessão mesmo sem ter feito a pré-inscrição?

Sim, todos os alunos com interesse em participar nas sessões Solvin’ It, com ou sem a pré-inscrição são bem-vindos. No entanto, recomendamos fortemente a pré-inscrição, uma vez que facilita e agiliza a tua inscrição e a facultação de dados à entrada.

Até quando é que me posso pré-inscrever?

O período de pré-inscrições termina cerca de 1 hora antes da sessão em causa. Contudo, se não foste a tempo de te pré-inscrever, chega mais cedo à sessão e inscreve-te presencialmente com um dos membros da COSI que estão ao teu dispor.

Posso ter acesso aos materiais da sessão sem ter participado na mesma?

Não, uma vez que é contra a política do projeto a COSI facultar materiais de da sessão aos alunos que não participaram na sessão.

Posso submeter aos monitores dúvidas ou tópicos que gostaria de ver esclarecidos antes da sessão?

Todas as dúvidas ou sugestões podem ser submetidos aos monitores antes da sessão, através do preenchimento do formulário de pré-inscrição, onde disponibilizamos uma área para tal, ou através de um email para solvinit@aefml.pt

Para onde é que enviam os materiais da sessão?

Todos os materiais utilizados pelos monitores e devidamente revistos pelos Tutores, são enviados a todos os participantes presentes pelo email facultado no formulário de pré-inscrição ou na inscrição presencial.

Ainda não recebi os materiais da sessão. O que devo fazer?

Se foste o único de entre os participantes da sessão, que não recebeu os materiais da sessão, pode ter havido um engano a transcrever o teu email e para tal envia um mail à COSI expondo a situação através de solvinit@aefml.pt e receberás os materiais com a maior brevidade. Caso os teus colegas também não tenham recebido, pode existir um atraso na revisão dos conteúdos, afim de garantir que os participantes apenas recebem o material com a melhor qualidade e excelência. Fica atento, que em breve deverás receber os materiais da sessão.

Sendo aluno do 1ºAno, posso inscrever me como monitor Solvin’ It?

Não, uma vez que os Monitores Solvin’ It são obrigatoriamente alunos de anos curriculares superiores, que já passaram pela mesma cadeira. Se tens interesse em ser Monitor e ajudar colegas mais novos, envia-nos a tua candidatura no próximo ano letivo!

Contactos e +Infos

@: solvinit@medicina.ulisboa.pt
T: 217 999 423 (nos horários de atendimento)

 

Copyright 2019 | Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa |