A luta contra a mortalidade por cancro “não se ganha nos hospitais, ganha-se antes” | Luís Costa

medico de bata e óculos

Luís Costa, Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e Diretor do Departamento de Oncologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), em entrevista ao jornal Expresso, afirma que o medo da covid-19 fez com que os doentes fugissem dos médicos, e o prognóstico é, portanto, muito reservado. "O país vai ter de estar preparado para tratar cancros mais graves nos próximos três a cinco anos, que é quando a mortalidade deverá disparar".

O Professor, relata que a Europa tem 2,2 milhões de mortes por cancro por ano, só em Portugal ronda os 30 a 40 mil. "Não é uma pandemia, no termo técnico, mas é um fogo lento que está a grassar, o aumento da incidência".

Leia a entrevista na íntegra, aqui.