CENTRO DE ESTUDOS EGAS MONIZ

O Centro de Estudo Egas Moniz (CEEM) foi fundado em 1950, sendo seu Presidente o Professor Egas Moniz. Instalado inicialmente no Hospital Júlio de Matos, o CEEM foi transferido para o Hospital de Santa Maria em 1957, ficando localizado no Serviço de Neurologia conforme estabeleceu o DL n.º 40965, publicado no Diário do Governo, nº1 – I Série de 2 Janeiro de 1957. Foram também secretários os Professores António Flores, Pedro Almeida Lima, João Pedro Miller Guerra, João Lobo Antunes e Alexandre Castro Caldas. As unidades de investigação do CEEM passaram a integrar o Centro de Neurociências de Lisboa em 1995, e desde 2001 o Instituto de Medicina Molecular (IMM).

O CEEM compreende:

– Biblioteca de Neurociências Clínicas e Básicas;
– Museu Egas Moniz;
– Unidade Administrativa;
– Laboratórios: EEG e Sono, EMG e potenciais evocados, Estudos de Linguagem e Hemodinâmica Cerebral.

Como estabelecia o decreto da sua criação, o CEEM tem como objectivos “além do estudo dos problemas de neurologia e psiquiatria e prosseguirá especialmente nas investigações no domínio da neurocirurgia, iniciadas por aquele Professor.” (Egas Moniz). Actualmente, o CEEM desempenha funções de:

– Actividade formativa pós-graduada;
– Investigação clínica e fisiopatológica das doenças do sistema nervoso;
– Prestação de serviços para o exterior.

Professor Doutor José M. Ferro

Telefone 217 957 474 | jmferro@medicina.ulisboa.pt