PROGRAMA “EDUCAÇÃO PELA CIÊNCIA”

Programa “Educação pela Ciência” – Projetos de Investigação para Alunos visa estimular a prática da investigação científica pelos alunos da pré-graduação, permitindo que participem diretamente no delineamento e execução de projetos de investigação laboratorial ou clínica, integrados numa equipa de uma unidade de investigação da FMUL, do Instituto de Medicina Molecular (iMM) ou do Hospital de Santa Maria (HSM), sob orientação de um tutor.

Podem candidatar-se alunos com interesse pela investigação científica do Curso de Mestrado Integrado em Medicina (a partir do 2.º ano) e de outros cursos pré-graduados em que a FMUL é parceira; alunos inscritos na opção “Projeto de Investigação” que pretendam obter financiamento para o seu projeto.

Estes concursos, promovidos pelo GAPIC, pretendem que os alunos, de uma forma supervisionada e em diferentes fases, percorram todas as etapas de um processo educacional em ciência. Este processo engloba a elaboração pelo aluno de um projeto científico baseado numa hipótese original, submissão a financiamento pelo GAPIC (dependente de peer review), execução de forma tutorada, a apresentação pública dos resultados e, finalmente, a escrita de um relatório  em formato de artigo científico.

Anualmente, os alunos são convidados a apresentar os resultados dos seus projetos de investigação no Workshop “Educação pela Ciência”, no âmbito do Dia da Investigação.

Regulamento Programa “Educação pela Ciência”

Regulamento Bolsas CHLN / FMUL

Já está disponível uma nova edição revista do manual de investigação agora designado Guia para a Investigação, elaborado pela AEFML. Este guia visa a colmatar necessidades de esclarecimento na área da investigação, dos alunos que estão a iniciar o seu percurso académico e científico.

Guia para a Investigação – AEFML