PROGRAMA “EDUCAÇÃO PELA CIÊNCIA”

Programa “Educação pela Ciência” – Projetos de Investigação para Alunos e as Bolsas CHULN/FMUL visam estimular a prática da investigação científica pelos alunos da pré-graduação, permitindo que participem diretamente no delineamento e execução de projetos de investigação laboratorial ou clínica, integrados numa equipa de uma unidade de investigação da FMUL, do Instituto de Medicina Molecular (iMM) ou do Hospital de Santa Maria (HSM), sob orientação de um tutor.

• PEC – Projetos de investigação laboratorial ou clínica numa unidade de investigação da FMUL, iMM ou HSM/CHULN.
  • Bolsas CHULN / FMUL – Projetos com um componente clínico exclusivo, ou predominante, a desenvolver em Clínicas ou Laboratórios do CHULN.

Esta iniciativa, promovida anualmente pelo GAPIC, pretende que os alunos percorram todas as etapas de um processo educacional em ciência, nomeadamente:

• elaboração de um projeto científico baseado numa hipótese original;
  • submissão a financiamento pelo GAPIC (sujeito a peer review);
  • execução do projeto de forma tutorada;
  • apresentação pública dos resultados no Workshop GAPIC, no âmbito do Dia da Investigação;
  • escrita de um relatório final em formato de artigo científico.

Destinatários: Alunos com interesse pela investigação científica do MIM (*), da Licenciatura em Ciências da Nutrição e de outros cursos pré-graduados em que a FMUL participa.

Candidaturas: Abertas de 1 a 30 de setembro 2019.

O GAPIC aconselha a consulta da base de dados relativa a docentes e investigadores do CAML, Find the investigator your are looking for.

Formulário (disponível durante o período de candidatura).

(*) Os alunos com projetos aprovados poderão inscrever-se no Projeto de Investigação do Núcleo Curricular Optativo do MIM “Projeto GAPIC: Programa Educação pela Ciência”, mas apenas uma única vez durante o curso entre o 2.º e o 4.º anos curriculares.

Regulamento Programa “Educação pela Ciência”

Regulamento Bolsas CHULN / FMUL

Guia para a Investigação – AEFML

Este guia visa colmatar as dúvidas e questões na área da investigação dos alunos que estão a iniciar o seu percurso académico e científico.

22.ª Edição – 2018/2019

Projetos 22.ª edição Programa “Educação pela Ciência” / Bolsas CHULN

click the edit button to change this text.