Vários mãos sobrepostas ao centro
II Curso de Pós-Graduação Sexualidade Humana
Plano de Estudos

Consulte o Programa Científico

Consulte o Regulamento do Curso

A candidatura e inscrição no curso implica o conhecimento do regulamento e aceitação do mesmo.

Objetivos

O curso tem como objetivo familiarizar o/as formando/as com diversos temas da área da sexologia numa perspetiva integradora de várias áreas científicas e vários saberes acentuando a abordagem biopsicosociocultural e desenvolvimental da sexualidade humana em diversos contextos.

No final do curso os/as estudantes devem:

• Contextualizar o estudo da sexualidade humana numa perspectiva biopsicosociocultural;
  • Identificar a natureza multidisciplinar do estudo da sexualidade humana identificando diferentes áreas disciplinares que estudam a expressão e determinantes da sexualidade humana;
  • Descrever os marcos do desenvolvimento psicossexual e da identidade de género;
  • Identificar os principais contextos de atuação formal na sexualidade humana (educação, saúde, forense);
  • Descrever os modelos que orientam a atuação nestas áreas (educação, saúde, forense);
  • Descrever a relevância da abordagem biopsicosociocultural da sexualidade humana no contexto da psicopatologia (incluindo as disfunções sexuais), psicofarmacologia e terapia sexual;
  • Identificar o impacto de diferentes situações clínicas na sexualidade humana (e.g., oncosexologia)
  • Descrever a associação entre o contexto sociopolíticos e os direitos sexuais e reprodutivos;
  • Identificar as especificidades da investigação em sexualidade humana
  • Experimentar planificar, de forma exploratória e com tutoria, uma investigação em sexualidade humana.
Destinatários e Vagas

Licenciaturas acreditadas pela A3ES e graus Estrangeiros com reconhecimento ou equivalência a graus Portugueses por Instituição do Ensino Superior (Acreditadas pela a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior A3ES).

Profissionais das áreas da Medicina, Psicologia, Enfermagem, e outras áreas da saúde; Docentes; Profissionais da área das Ciências Sociais e Humanas e de outras áreas relevantes (artísticas e outras).

30 Vagas, com mínimo de 15 para funcionamento.

Propinas/Valor da inscrição

Pagamento por Transferência Bancária

Santander Totta - IBAN PT50 0018 0000 3666 5472 0018 0

Valor da Propina/Inscrição: 1.300€ (ato da inscrição)

Valor da Propina/Inscrição Fracionado: 1.500€ (500€ no ato da inscrição) + (500€ até 15 Dezembro 2022) + (500€ até 15 Março 2023)

Condições de Acesso e Seleção dos Candidatos:

Período de Candidaturas: 06 de junho a 02 de setembro de 2022

Depois de avaliada a adequação do CV, as admissões são feitas por ordem de chegada e será enviado um e-mail de confirmação, juntamente com as instruções para efetivação da inscrição e pagamento.

Nota: Deverá anexar no Formulário abaixo o Certificado de Habilitações e o CV resumido.

Datas e Carga Letiva

Sábados | 09h00-13h00 e 14h00-18h00

17, 29 de setembro, 8, 22 de outubro, 05, 19 de novembro, 03, 10, 17 de dezembro de 2022, 07, 21 de janeiro, 04, 18 de fevereiro, 04, 18 de março e 15 de abril de 2023.

Metodologia de Ensino

O ensino seguirá metodologias expositivas e interativas e também indicação e disponibilização de artigos e obras de referência para implementação de trabalho autónomo. O curso far-se-á em regime online exceto a avaliação que decorre exclusivamente em regime presencial.

A avaliação contempla a realização presencial de um exame escrito em Lisboa.

Os participantes que concluírem o curso com assiduidade poderão requerer um certificado de participação. Os participantes que concluírem o curso com aproveitamento e assiduidade poderão requerer um certificado de aproveitamento com o número de ECTS.

Considera-se assiduidade a participação em tempo real em, pelo menos, 75% das sessões.

Diretor do Curso
Professor Doutor Diogo Telles Correia

Docentes Responsáveis
Professor Doutor Diogo Telles Correia
Professora Doutora Patrícia M.  Pascoal
Dr. Rui Ferreira Carvalho

Clínica Universitária de Psiquiatria e Psicologia Médica da FMUL
Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica

logo SOCIEDADE PORTUGUESA DE SEXOLOGIA CLÍNICA

PARCERIA COM A SOCIEDADE PORTUGUESA DE SEXOLOGIA CLÍNICA

A Direção do Colégio da Competência de Sexologia da Ordem dos Médicos, analisou o programa do “II Curso de Pós-Graduação em Sexualidade Humana” e concluiu unanimemente que este Curso mantêm as características do “I Curso de Pós-Graduação em Sexualidade Humana”, havendo mesmo enriquecimento de conteúdos, pelo que cumpre os critérios teóricos para atribuição do título da Competência em Sexologia.

Mensagem de estado

Lamentamos… Este formulário está fechado a novas submissões.