• en
  • pt

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
GESTÃO DO PESO NO ADOLESCENTE E JOVEM ADULTO

APRESENTAÇÃO

Ano Letivo: 2018/19     |     Início das aulas: OUT’18


A informação não dispensa a consulta do edital (.PDF)


                                                                              

Coordenação
Professora Doutora Helena Fonseca

INTRODUÇÃO

O adolescente e adulto jovem têm características particulares, fruto de profundas e rápidas transformações a nível bio-psico-social, cnstrução da autonomia e identidade. O corpo assume nesta fase do ciclo de vida um valor prioritário.

As modificações no estilo de vida tanto no que diz respeito á qualidade alimentar como à atividade física e sedentarismo, tornam o adolescente e jovem adulto particularmente vulneráveis às questões da gestão de peso.

OBJETIVOS

Objetivos gerais

Proporcionar formação numa perspetiva multidisciplinar, dotando os diversos profissionais de saúde de ferramentas imprescindíveis para a prevenção de estilos de vida saudáveis, identificação, compreensão e apoio na gestão do peso neste grupo etário.

 

Objetivos Específicos

Dotar os profissionais de competências específicas para exercer funções técnicas em áreas como o excesso de peso/obesidade, as doenças do comportamento alimentar e a saúde pública.

 

AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS E OPORTUNIDADES DE CARREIRA

Aquisição de Competências e Oportunidades de Carreira

Pretende-se que os profissionais com pós-graduação em Gestão do Peso no Adolescente e Jovem Adulto aquiram conhecimentos, gestos e atitudes para o desenvolvimento de um trabalho de excelência na área da saúde do adolescente e jovem adulto, de acordo com a respetiva formação de base específica. Os profissionais pós-graduados em gestão do peso ficam diferenciados na sua competência para o trabalho das questões relacionadas com a gestão do peso durante a adolescência, aumentando a sua empregabilidade na clínica pública ou privada, nomeadamente, na área da psicologia relacionada com a nutrição e em espaços promotores de sáude como ginásios e health clubs.

DESTINATÁRIOS E VAGAS

Destinatários e Vagas

Candidatos que desejem aprofundar os seus conhecimentos nesta área e satisfaçam uma das seguintes condições: (1) Licenciatura medicina, biologia, psicologia, dietética, nutrição, motricidade humana, enfermagem ou outra área da saúde; (2) grau académico estrangeiro correspondente a um 1º ciclo de estudos, conferido por um estado aderente ao Processo de Bolonha, na(s) área(s) científica(s) do ciclo de estudos.

Preferencialmente, os candidatos deverão ter experiência profissional no seguimento de adolescentes e jovens ou intenção futura de trabalhar com este grupo etário.

O curso funcionará com um número mínimo de 12 inscrições e máximo de 25.

Copyright 2018 | Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa |