Formação para Jornalistas na área da Saúde

A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa está cada vez mais perto de toda a comunidade, abrindo as suas portas e revelando a forma como vê o ensino, a saúde e a sociedade. É por esse motivo que acaba de lançar mais um desafiador projeto, desta vez aos jornalistas. E se em vez de sermos nós os protagonistas da notícia, convidássemos quem está fora a vir à nossa Escola e a ouvir reflexões que pudessem servir como ferramentas de trabalho?

É com este intuito, de um encontro multidisciplinar, que lançámos uma sequência de worshops para os jornalistas, estando já abertas as inscrições para a estas formações na área da Saúde. Temos no total 20 vagas.

A formação, que será ministrada na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e que conta com o apoio na divulgação da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ), decorrerá entre 7 e 28 de maio, com a duração de três horas por cada dia. Esta formação tem como objetivo possibilitar aos jornalistas aprofundarem conhecimentos na área da saúde em temas como: Ética médica e ética jornalística, Sustentabilidade do SNS e motivação dos profissionais de saúde, Doenças do futuro, alterações climáticas e one health , Inteligência artificial e Medicina, As redes sociais e o impacto na saúde, Envelhecimento saudável e o impacto nos sistemas de saúde em Portugal e na Europa, entre outros.

Condições:

• A formação é gratuita e desejavelmente presencial. Apenas por questões geográficas e logísticas que impeçam a participação presencial, será considerada a formação via online.
    Se for este o seu caso, por favor, contacte: teresa.rosado@hillandknowlton.com ou helena.costa@hillandknowlton.com
  • Esta formação destina-se a todos os profissionais detentores de carteira profissional de jornalista e que trabalhem temas relacionados com a área da Saúde.
  • Vagas limitadas: 20.
  • Depois de esgotadas as 20 vagas, será criada uma lista de espera conforme a hora e data da inscrição.

Consulte os conteúdos programáticos:

7 de maio | 9h30 | Aud. 52 EEM

I. Uma questão de ética e o futuro do SNS

Ética médica e ética jornalística (Prof. Luís Madeira) – 1h30

Sustentabilidade do SNS e motivação dos profissionais de saúde (Prof. João Eurico Cabral da Fonseca) – 1h30

14 de maio | 9h30 | Aud. 58 do EEM

II Saúde: desafios do futuro

Doenças do futuro, alterações climáticas e One Health (Prof. Ana Abreu) – 1h00

Inteligência artificial e Medicina (Prof. Pedro Gouveia) – 1h30

Simulação, realidade virtual e formação médica (Prof. Pedro Gouveia) – 30’

21 de maio | 9h30 | Aud. 52 do EEM

III. Impacto das redes sociais na saúde e os biossimilares como alternativa aos medicamentos de referência