FMUL Talks - O Papel das Escolas Médicas na pandemia que assolou o mundo há pouco mais de dois meses
Share

 

Continuámos no mês de Maio na FMULTALKS a debruçar-nos de diferentes perspetivas sobre o Covid-19. A sessão de dia 28 de Maio foi sobre o papel das escolas médicas e teve como convidado o Presidente do Conselho das Escolas Médicas Portuguesas e Diretor da FMUL, o Professor Fausto J. Pinto.

O Professor Fausto J. Pinto salientou o papel progressivo e visionário das escolas médicas em Portugal. Começaram desde muito cedo a tomar algumas iniciativas percebendo que tinham um papel importante, mesmo que informal, na informação da comunidade académica e mesmo da população em geral.

Referiu ainda que as Escolas Médicas e especialmente, no seu caso, tinham um contacto muito próximo com diversos especialistas em diversos locais do mundo, especialmente a Lombardia, em Itália e que por isso, tiveram a possibilidade de se preparar com algum tempo, vantagem de Portugal ser um país periférico. Mencionou orgulho pelo trabalho visionário desenvolvido pelas Escolas Médicas e pelo consenso que sempre conseguiram obter nas várias decisões que tomaram, divulgando no momento certo o que consideravam correto para o espaço público.

Em termos práticos refere que, em relação aos estudantes, com o fecho da escola, uma das primeiras iniciativas foi garantir a segurança e a maior previsibilidade possível em relação ao que iria acontecer e, simultaneamente, usar de toda a transparência possível.

Houve ainda espaço para várias intervenções, refletindo sobre o papel da tecnologia e do mundo digital, e como devemos ver este desenvolvimento de plataformas e ferramentas como uma oportunidade para melhorar o nosso ensino.

Por fim o Professor Fausto referiu três ensinamentos a retirar desta pandemia: a importância da humildade para aprendermos com esta situação, a importância de um robusto sistema nacional de saúde para estar precavidos para situações como esta e também a importância da independência da ciência

Completou dizendo que tem sido um privilégio trabalhar com toda a comunidade que não mediu a esforços para conseguir que a escola continua-se o seu percurso, e que sabe que sairemos disto mais fortes e prontos para responder a desafios futuros.

Deixamos aqui o vídeo para que possa rever ou acompanhar a FMUL Talk de 28 de Maio.