FMUL e CEMA mencionados na “Portugal Space”

A FMUL, mais precisamente o Centro de Estudos de Medicina Aeroespacial (CEMA), foram notícia na Newsletter “Portugal Space”, da Agência Espacial Portuguesa. O estudo do comportamento do corpo humano em ambiente espacial é motivo de interesse por parte dos estudantes da FMUL e Edson Oliveira, Neurocirurgião e Professor na FMUL, explicou o porquê durante a entrevista, “o Espaço é um meio muito particular, não natural ao Homem, e que, por isso mesmo, impõe novos desafios à sua saúde”, o que suscita “um interesse acrescido das várias áreas do saber científico”. Tudo razões que justificam a criação do recente CEMA e a sua importância para o desenvolvimento da disciplina de Medicina Aeroespacial. De destacar que este é um projeto pioneiro a nível nacional, mas o professor acredita que futuramente mais universidades avançarão com esta formação.

Destaca ainda “um interesse crescente dos temas relacionados com o sector aeroespacial”, por parte da comunidade estudantil e “temos alunos que passaram a desenvolver trabalhos científicos de qualidade no CEMA, alguns já apresentados em congressos”, disse.

passadeira Alter-G