CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
INTRODUÇÃO À INVESTIGAÇÃO CLÍNICA: CURSO PRÁTICO

Lista seriada de candidatos a ser disponibilizada após fecho da candidatura

Ano Letivo: 2017/18     |     Início das aulas: OUT’17

A informação não dispensa a consulta do edital (.PDF)

Comissão Científica

Prof. Doutor António Vaz Carneiro
Prof. Doutor José Ferro

Preletores
Prof. Doutor Ruy Ribeiro
Prof. Doutor Joaquim Ferreira
Prof. Doutor António Barbosa
Prof.ª Doutora Patricia Canhão
Prof. Doutor João Costa

INTRODUÇÃO

A investigação científica constitui um dos objectivos mais importantes para o Centro Académico de Medicina de Lisboa.

Das suas três valências – assistência, ensino e investigação – é nesta última atividade que uma instituição como o CAML se deve afirmar como centro de excelência, quer nacional, quer internacionalmente.

A investigação clínica adquire neste contexto uma importância redobrada, já que permite transformar e melhorar o conhecimento, operacionalizá-lo, melhorando deste modo a qualidade dos cuidados.

Objetivos Gerais

O curso de Introdução à Investigação Clínica (IC) destina-se aos alunos e outros profissionais de saúde de doutoramento do CAML, assim como outros interessados nesta área e que desejem ter uma formação básica no desenho e análise de estudos clínicos.

No final do curso os formandos deverão:

• Compreender as técnicas de escrita e apresentação de resultados de estudos clínicos;
  • Aplicar um conjunto de testes estatísticos a resultados de estudos e saber interpretar os resultados;
  • Compreender a estrutura e avaliar criticamente:
  1. estudos diagnósticos
  2. estudos de causalidade
  3. ensaios clínicos
  4. estudos prognósticos
  5. revisões sistemáticas da literatura
  • Descrever os imperativos éticos ligados à investigação clínica.

AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS

No final do curso os estudantes possuirão um conjunto de competências que lhes permitirá poder escrever um projecto de investigação clínica para efeitos de obtenção de grau ou de actividade de investigação clínica.

OPORTUNIDADES DE CARREIRA

Os estudantes deste curso poderão juntar-se a equipas de investigação clínica e desenvolver as suas competências nesta área.

Poderão inclusivamente poder ter uma carreira na Indústria Farmacêutica.

A inclusão em Comités de Farmácia e Terapêutica é outra possibilidade.

DESTINATÁRIOS E VAGAS

Estudantes de doutoramento do CAML, internos e médicos do CHLN, profissionais de saúde externos ao CAML para além de medicina, graduados em biologia, farmácia, bioquímica e áreas relacionadas

O curso funcionará com o número mínimo de 10 inscrições e o máximo de 30.