Especialistas do coração pedem milhões para benefício dos serviços on-line que salvam vidas à medida que a telemedicina dispara 40%
Share

​​​​​​ A doença cardiovascular (DCV) continua a ser a maior causa de morte, ceifando 18,6 milhões de vidas por ano

 

Genebra, 29 de setembro de 2021 - No Dia Mundial do Coração, 29 de setembro de 2021, a World Heart Federation (Federação Mundial do Coração-WHF) apela à comunidade internacional para que faça chegar os serviços digitais de saúde cardiovascular a milhões de pessoas em todo o mundo, de forma a diminuir a mortalidade causada pelo maior assassino global. A COVID-19 provocou uma explosão na telemedicina, com um salto de 40%1 nos países mais ricos do mundo. A WHF acredita que essa transformação digital representa uma oportunidade crucial para milhões de pessoas que vivem com doenças cardiovasculares e têm rendimentos baixos e pouco acesso a consultas médicas individuais.

A DCV mata 18,6 milhões de pessoas por ano e 520 milhões de pessoas que vivem com DCV foram desproporcionalmente afetadas pela COVID-19.

A WHF apela à igualdade em toda a saúde e ao rápido desenvolvimento do atendimento digital para reduzir as desigualdades, que permitam mudanças no diagnóstico, prevenção e gestão da DCV em situações de baixos e médios rendimentos.

Atualmente, apenas 20%2 da população de países com baixos rendimentos está on-line. A WHF apela às operadoras para que financiem e desenvolvam infraestruturas para alcançar corações desconectados em todas as regiões; aos governos para que deem prioridade à infraestrutura digital e à saúde cardíaca nas suas políticas; à indústria para que mantenha os preços da tecnologia acessíveis; e aos prestadores de serviços de telecomunicações que colaboram com eles para levar a medicina digital a algumas das comunidades mais pobres do mundo.

“Nunca antes vimos uma aceleração da tecnologia em cardiologia tão grande”, afirma Fausto Pinto, Presidente da World Heart Federation. “Esta é uma oportunidade única na vida de transformar a vida de milhões de pessoas que hoje são deixadas para trás na área da saúde. Devemos usar a saúde digital para aumentar e acelerar os esforços de prevenção e salvar vidas e milhões gastos em cuidados de saúde.”

Desde consultas on-line a simples eletrocardiogramas (ECGs), monitorização da tensão arterial e cirurgias virtuais, a web abriu novas possibilidades de atendimento cardiovascular a milhões de pessoas. Como acontece com toda transformação digital rápida, existem desafios. Para a saúde, as principais preocupações são a privacidade dos dados, a compatibilidade da tecnologia e a necessidade de contato humano. De acordo com a WHF, a elaboração de programas conjuntos com os pacientes também será complexo.

Adrian Lovett, CEO da World Wide Web Foundation, que campanha pelo acesso igual à internet e por uma web justa para todos, diz: “Embora as tecnologias de telessaúde possam constituir uma viragem no jogo da saúde mundial, há uma enorme barreira digital que mantém biliões de pessoas de fora deste sistema. Quase metade do mundo vive sem ligação básica à Internet e muito mais pessoas não têm a tecnologia de que precisam para usar os serviços de saúde digitais. Para apoiar totalmente a promessa de uma web que melhore o tratamento e proteja vidas, os líderes devem investir para alargar o acesso à internet a todos.”

 

Notas aos Editores

  1. Contato com órgãos de comunicação social: Borjana Pervan, Diretora de Comunicação, World Heart Federation, Borjana.pervan@worldheart.org
  2. Entrevistas: biografias e porta-vozes podem ser encontrados aqui. Contacte por favor Aline Bochenek-Benoit, Gerente de Campanha, World Heart Federation aline.bochenek-benoit@worldheart.org ou  +41228070325.
  3. Link para as imagens: Dropbox
  4. Debate de coração para coração: O digital pode ajudar a tornar todos os corações iguais? 28 de setembro de 2021, 14h, HEC, 60 minutos, transmitido ao vivo no Twitter. Inscreva-se aqui
  5. Fontes:
    1. McKinsey https://www.healthcaredive.com/news/telehealth-use-stabilizing-at-38-times-pre-covid-19-levels-mckinsey-says/603153/
    2. https://www.undp.org/blogs/evolving-digital-divide
  6. Sobre o Dia Mundial do Coração: O Dia Mundial do Coração é comemorado todos os anos no dia 29 de setembro para aumentar a conscientização e mobilizar a ação internacional contra a doença cardiovascular (DCV), a principal causa de morte no planeta. É uma iniciativa global em que indivíduos, governos e toda a comunidade cardíaca se reúnem para realizarem atividades recreativas, aumentar a educação pública e defender o acesso universal à prevenção, deteção e tratamento da DCV. Para mais informações aceda a http://worldheartday.org.
  7. Sobre a World Heart Federation: A World Heart Federation (WHF) é uma organização abrangente que representa a comunidade cardiovascular global, unindo grupos de pacientes, médicos, científicos e da sociedade civil. Através dos seus membros, a WHF influencia políticas, partilha conhecimentos e inspira mudanças de comportamento tendo como meta a saúde do coração para todos. Para mais informações, aceda a https://www.world-heart-federation.org.
  8. A World Wide Web Foundation foi criada em 2009 pelo inventor da web Sir Tim Berners-Lee e Rosemary Leith para promover a web aberta como um bem público e um direito básico. Somos uma organização internacional independente que luta por uma web segura e capacitadora para todos. www.webfoundation.org